Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dica de Leitura: “Nunca desista de seus Sonhos”



Cury, Augusto Jorge, 1958 –
Nunca Desista de Seus Sonhos /Augusto Cury – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades de vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.
A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reais, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz de jovens, idosos.
Este livro foi escrito para todos os que precisam sonhar (crianças, jovens, pais, profissionais) e não apenas para psicólogos e educadores. Ele fala sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos.
Acima de tudo, este livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar sua vida.
Uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido.
Augusto Cury

Minhas Impressões: É um livro que nos prende. É certo que não é um romance e não me parece que tenha pretendido sê-lo. Mas as experiências das personagens reais utilizadas pra demonstrar a enorme diferença que faz ter sonhos, bem como assumir um papel ativo no próprio destino e não se deixar governar pelos nos próprios medos, fixam-nos na leitura de forma prazerosa e estimulante. O livro a mim diz que ser sonhador, distante daquela imagem de alguém que vive longe da realidade, é, na verdade, quem não desiste de seus objetivos e reúne sua força a todos momento pra alcançá-los.

2 comentários:

  1. Um livro com personagens reais, e isso é muito bom. O livro nos mostra o quanto os sonhos alimentam nossa vida e que temos que seguir em frente e nunca recuar, todas nossas conquistas sempre tem 50% de SONHOS e criatividade, mas não deixemos esquecer os outros 50% de disciplina e DETERMINAÇÃO, ao contrário disso nossos sonhos transformam-se em miragens distantes em que nunca iremos alcançar. Personagens reais que um era o maior vendedor de sonhos da história, outro que colecionava derrotas e outro pacifista que enfrentou o mundo. Nos mostra que corremos risco por nossos sonhos, riscos de fracassar, de ser rejeitado, frustração consigo mesmo, decepções com os outros, ser ofendido e dentre outros... viver é uma grande aventura que corremos riscos necessários, mas nem por isso podemos nos deixar correr riscos IRRESPONSÁVEIS. Por fim, é um livro muito bom que consiste em nos mostrar o quanto não devemos desistir de nossos sonhos e metas. :)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mas pretendo o quanto antes.

    Abraços, Samara Rocha.

    ResponderExcluir