Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

Os Deuses e o Dolar


Figura via canstockphoto.com.br

Não sou economista. Na verdade, prefiro até manter distância, inclusive, do idioma próprio dos profissionais da área, o economiquês. Porém, tem hora que é preciso alguém normal dizer umas coisinhas para os tais mega-ultra-plus especialistas em economia do tipo que faz comentários pra Globo, Folha, etc., afinal, parece que eles pensam não existir vida inteligente fora do “mercado”.
Aliás, quando eu era pequeno (acreditem eu fui pequeno!) achava que esse tal de “mercado” era algum tipo de deus que sempre era culpado por tudo, mas que também tinha todas as soluções. Cresci (bastante) e a percepção de hoje melhorou um pouco, já não acho que o mercado seja um deus, descobri que alguns experts têm certeza de tal divindade... E o pior é que para aqueles que se vêem como supra sumo do conhecimento, o tal mercado é um deus estático, de única visão e que só reage de uma única forma... caramba que deus fraquinho!
Mas voltemos ao rumo principal da prosa. Já desde o fim do ano passado, um dos principais assuntos tratados pelos fluentes em economiquês é a “terrível” desvalorização do Dólar americano perante o nosso Real.
Dizem os pseudo-arautos do saber econômico que um Real forte é ruim para o Brasil, pois prejudicaria de forma incontestável as exportações brasileiras, afinal, o Brasil perderia competitividade, com nossos produtos tornando-se mais caros e, também, porque o turismo do Brasil teria prejuízo, uma vez que seria mais caro para os gringos viram pra cá, etc., Por tudo isto, pela vontade divina do deus mercado o Brasil precisa urgentemente barrar a queda da moeda americana e, se o governo não interferir, imediatamente, nesse processo, estará sendo omisso e blá blá blá...
Mas pêra aí! Para tudo! Eita pensamento torto esse do pessoal do economiquês! Sempre diziam que o tal deus mercado não podia ter qualquer interferência do Estado, e agora querem por que querem intervenção? Durma-se com um barulho desses!
Não seria mais fácil deixar de lado esse pensamentozinho segundo o qual o Brasil só vai ter sucesso nas exportações se seus produtos forem os mais baratos e que turistas só virão pra cá se tudo aqui for barato pra eles?
Quando você vai compra alguma coisa seu único critério é o preço? Você não leva em consideração a qualidade do produto, a comodidade/praticidade ou conforto que proporciona?
Não tenho dúvida que o preço é importante, mas não é tudo, o que você vende faz muita diferença. Por que o Brasil precisa ser sempre vendedor de matérias primas (nisto realmente o preço é completamente decisivo)? Será que o tal do deus mercado não poderia incentivar mudança no perfil de nossas exportações? Não seria melhor o Brasil, em vez de exportar cacau e importar chocolate, industrializar por aqui mesmo o fruto e, com investimento em pesquisa e tecnologia, produzir excelentes chocolates “made in Brasil”? Isto pra citar um exemplo pequeno, o mesmo poderia (e na verdade deveria) ser feito com o café, a soja, o minério de ferro, etc. Agregar tecnologia e qualidade aos produtos é bem mais inteligente e lucrativo que ficar tentando valorizar a moeda do Tio Sam.
Outra, se moeda desvalorizada é fundamental pro turismo, queria que algum letrado em economiquês explicasse pra mim: Porque New York, nos EUA, recebe duas vezes mais turistas que o Brasil inteiro?
Estaria eu sendo muito ignorante se dissesse que o deus mercado deveria empenhar-se na melhoria da nossa estrutura turística (afinal, turismo é negócio e não atividade estatal)?
É... melhor eu mudar de estratégia, falar em industrialização, investimento em turismo e outras “bobagens” é chatear demais o deus mercado, melhor mesmo é aumentar minha fé e clamar a Deus do céu!

3 comentários:

  1. Olha, modestia a parte, até que eu entendo de economia. rs. Já li alguns livros de introdução, mas desisti.

    Mas não a considero uma ciência, ela é apenas um teatro onde as regras podem ser mudadas a hora que for conveniente para quem as comanda.

    Para explicar um pouco minha visão sobre a economia, que é bem "fora da caixa", vê esse documentário aqui quando tiver tempo, explica como é a criação do dinheiro: http://video.google.com.br/videoplay?docid=-5814730160244204337&ei=m9E0S9_wGJOerAKi9fj0CQ

    ResponderExcluir
  2. Por que o dólar tem perdido o seu valor em relação ao real? Lei do mercado. Quanto mais dólares correm em nossa economia, mais barato ele fica. E por que há tanto dólar correndo por aqui? Por causa de nossas altas taxas de juros. O investidor empresta dinheiro aqui e recebe o dobro de volta. Os juros garantem o alto lucro. Somos o país com a segunda maior taxa de juros do mundo. Logo se tornou um chamariz de dólares por conta disso. Quanto mais dólar entra, mais oferta. Cai o preço do dólar, o cliente brasileiro, na busca pela qualidade, prefere os importados. Não há segredo. Se o governo federal tivesse envidado esforços para reduzir seus próprios gastos e lutasse para diminuir as taxas de juros, a situação atual seria diferente...

    ResponderExcluir