Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

“O que você tem a ver com a CORRUPÇÃO?”

Imagem via Google Images/dannybueno.blogspot.com


“You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as on” (John Lennon)


A sociedade está saturada de notícias de corrupção em todos os níveis de administração pública.
A democracia, na medida em que permite a ascensão do povo ao poder e a constante renovação dos dirigentes máximos de qualquer organização estatal, possibilita um contínuo debate a respeito do comportamento daqueles que exercem ou pretendem exercer a representatividade popular, bem como de todos os demais fatos de interesse coletivo.
Utilizando-me das palavras de Hannah Arendt, em nosso dia a dia, precisamos ter:
a) responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual; b) responsabilidade para com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva e;
c) responsabilidade para com as gerações futuras a partir de um agir consciente.
Dessa feita, o combate à corrupção não há de ser fruto de mera produção normativa, mas, sim, o resultado da aquisição de uma consciência democrática e de uma lenta e paulatina participação popular, o que permitirá a contínua fiscalização das instituições públicas, reduzirá a conivência e, pouco a pouco, depurará as ideias daqueles que pretendem ascender ao poder.
Vale ressaltar que as ações antieticas de determinado agente público, devem ser punidas pelo Poder Público, e repreendidas pela sociedade, a qual não deve aceitar que aquele que obtenha vantagens indevidas nao arque com as consequencias de seus atos.. se há morosidade no judiciário meus caros, mostrem ao agente público que vocês estão de olho, votem de forma consciente! O passo para construir um mundo melhor, começa nas urnas, quando vocês clicam em “confirma”.
E como alguem já falou: “ Um povo que preza a honestidade provavelmente terá governantes honestos. Um povo que, em seu cotidiano, tolera a desonestidade e, nao raras vezes, a enaltece, por certo terá governantes com pensamento similar”.
Não estou dizendo que o politico que comete um ilicito me representa, mas representa aquele cidadão, digo ELEITOR, que vende seu voto em busca de uma "vantagenzinha", aquele pensamento ele pode f#d$ com toda a coletividade, mas "eu estou me dando bem",  e nessa linha de raciocínio, acredito que é o comportamento egosístico, um dos males da corrupção.
Eu acredito na transformação, por meio da educação, de um mundo mais justo, e isso começa com nossas condutas no dia a dia, demonstrando a necessidade de aplicação de princípios éticos no codidiano. E para isso acontecer, temos que ser cidadãos, em toda sua plenitudade, lembrando que quem quer o bônus deve suportar o ônus de suas escolhas.

Suzane Lima
@suh_lima
Recomendo uma vistia ao Blog a Suzane http://limasuzane.blogspot.com/

3 comentários:

  1. A corrupção é um tema que precisa ser debatido, refletido, encarado de frente. Suzane faz uma abordagem simples e direta, toca em algumas feridas que precisam ser tocadas. Fiquei feliz por ela nos presentear com essa refexão e por isto publico, desde já agradecendo a deferencia!

    ResponderExcluir
  2. “A alma da política é o poder”. A política tem haver com poder, ela nasce de uma relação de poder. È um prato cheio para os políticos corruptos se esbaldar... Por isso a corrupção alcançou níveis alarmantes.
    A sociedade realmente está saturada, mas, principalmente desacreditada afinal afirmam que todos os políticos são iguais. E para que haja um verdadeiro combate a corrupção primeiro precisa-se mudar essa visão.
    O povo não deve generalizar que todos os políticos são corruptos, porque assim é aceitar a derrota. E não há como combater as injustiças perante as esferas do governo com esses pensamentos. È preciso acreditar em políticos com princípios éticos enraizados.
    Segundo: é aprender o que é ser cidadão.
    O cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Ou seja, está ciente que tudo que acontece de errado no governo, afeta a mim, o meu futuro. Um cidadão com um sentimento ético e consciência de cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.
    Terceiro: é valorizar o seu voto.
    Votar é escolher um sujeito e dar a ele a tarefa de representá-lo por quatro anos e cobrar. Cobrar suas propostas de governo, os seus projetos... Acompanhar de perto o seu mandato. Muitas vezes a gente vota e esquece até em quem votou. A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.
    O cidadão precisa ter consciência do seu poder. Então se há um problema na sua rua chame o vereador, o prefeito que elegeu e cobre dele providências.
    Para mim esses são os primeiros passos para se iniciar um combate a corrupção:
    1) Não generalizar que todos os políticos são iguais...
    2) Aprender a ser cidadão.
    3) Valorizar o seu voto.

    No mais é denunciar as irregularidades em todos os níveis de administração pública, combatendo e cobrando providências. Proporcionando assim novas mudanças.

    ResponderExcluir
  3. Grande Ânderson, foi um prazer rever o amigo!
    Para quem quiser saber mais sobre a campanha que dá título a este tópico, vale uma visita ao site
    http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com
    Tive a felicidade de poder participar dessa campanha, representando o SINASEMPU na época em que foi lançada.
    Grande abraço,
    Nilo

    ResponderExcluir