Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

O General da BANDA


Foto via google/imagens

“Vou iniciar meu carnaval no sábado, na Banda do Vai Quem Quer”!
Mas será uma folia diferente, uma festa sem gerente, aliás, sem General...
Manelão é uma daquelas personagens tão brasileiras que, se morasse no Rio de Janeiro ou São Paulo, hoje já teria sido decretado feriado nacional.
Quis o destino presentear Rondônia, especialmente Porto Velho, e assim ganhamos Manelão, um chaveiro que nos ensinou como se abre um carnaval de verdade. Pouco importa que hoje tenhamos blocos saindo mais de uma semana antes, por esta terras, carnaval que é carnaval só começa com a Banda do General Manelão.
O jeito nosso de fazer Carnaval, misturado, sem barreiras ou restrições musicais, apreciador das marchinhas e de bons sambas de enredo, mas que não deixa de ferver ao som do Axé, tem um “culpado”: Manoel Mendonça, o Manelão. Um folião brasileiro que por seu amor ao carnaval, à cultura e à alegria fez nascer, crescer e tornar-se a maior expressão carnavalesca da região norte, aquela Banda que pra ir, basta querer... e nos últimos 31 anos cada vez mais gente quer.
Os mais de 100.000 (cem mil) foliões da Banda, este ano, não terão à frente o General, mas, com certeza, no outro plano, agora também é carnaval e, de lá, Manelão mandará toda sua vibração e a Banda não vai parar.
Até um dia General, siga ao som das marchinhas, do samba e da folia!
Porto Velho agradece e em retribuição, como “já é tradição”, “vou brincar descontraído, eu vou, de metralha ou de mulher”!
Até sábado na BANDA DO VAI QUEM QUER!!

6 comentários:

  1. Amigo, sinto muito, discordo do pensamento de muitos, mas essa Banda do Vai Quem Quer não trás nenhuma coisa boa para Porto Velho. Baderna, acidentes, mortes, confusão, brigas, essa é a verdadeira BVQQ e a sua turma da "pipoca".

    Pena que o "legado do Manelão" perdurará por anos. Enfim, não sou obrigado a gostar de carnaval e, como no ditado popular, este incomodado se retirará da cidade. Até porque vivemos numa democracia onde não somos obrigados a aceitar, mas sim a respeitar!

    Um grande abraço e que nossa Porto Velho sobreviva a mais uma BVQQ.

    ResponderExcluir
  2. Discordo dos dois aí de cima.

    Podem até não curtir carnaval, banda e tal, mas dizer que a banda do vai quem quer e o Manelão não trouxeram nada de bom para Porto Velho é de uma ignorância de dar vergonha alheia.

    Eu por exemplo, mesmo sendo roqueiro não deixo de reconhecer que o cara com ou sem ajuda, patrocínio e apoio dos governantes, ele fazia a alegria de milhares de foliões não só da capital de Rondônia como também de toda região.

    Não conheci o Manelão pessoalmente, mas com certeza ele deixou sua marca no carnaval de Rondônia e do norte do Brasil. A Banda do Vai Quem Quer já faz parte da cultura Rondôniense e do calendário carnavalesco de Porto Velho.

    Se na Banda tem violência ou baderna a culpa não pode ser considerada do cara, e sim de um povo sem cultura e sem amor no coração e que sai de casa para brigar ao invés de brincar e se divertir.

    E que venha a Banda arrastando toda cidade e levando alegria por onde passa.

    ResponderExcluir
  3. Manelão partiu, mas deixou seu legado de alegria e coragem e se eternizou na história da cultura rondoniense! E vamos, de Salto Alto de Batom, homenagear o grande General. Aqui ou lá, será sempre o nosso Marechal!

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer a vocês de todo coração, gostando ou não, aos ignorantes e inteligentes, A Banda é a Banda! Eu comecei meu Carnaval lá, como muitos outros portovelhenses, e desculpe os dois primeiros colegas, mas A Banda é a banda, reafirmo. O Manelão criou e o povo eternizou, querendo vocês ou não, respeitem nossa Banda, afinal ela é de quem quer e é expressão sim de bom carnaval e de democracia! A Alegria do Carnaval, e também as tristezas do Carnaval, como tbm acontece nos Marias Fumaças da vida, no Carnaval de Salvador, no Carnaval de Olinda, no Carnaval do Rio e de todo Brasil, violência, infelizmente não exclusividade da Banda!
    Então vamos iniciar nosso carnaval no sábado...
    Eu não vou vão me levando, vão me empurrando desse jeito eu tenho que ir... eu não vou vão me levando na Banda...
    Ao saudoso amigo Manelão, meu salve, vá com Deus e faça mais feliz o lado de lá, como nos fez a todos felizes aqui, digo mais, "Seu Manelão eu queria mais uns anos de você entre, pra exaltar toda nossa alegria, mas como não deu, paz e iluminação eu seu espírito,seus amigos continuam te amando, seus inimigos também se importam, todos sentimos falta!!!!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço os anos que conheci e convivi com Manelão por conta do documentário. Nasceu um imortal da história de Porto Velho e do Carnaval. Daqui a cem anos vão falar do Manelão. A Banda vai permanecer fazendo história. O velório do General vai ficar gravado pra sempre como um momento de reverência e comemoração com aqueles que ele dividiu a alegria.
    Vai com Deus General, que ele vai te levando :)

    ResponderExcluir