Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2011

Asfaltão: A vitória é o povo feliz!

O Tigre é o símbolo do G.R.E.S. Asfaltão

Quando escrevi Folião, às vésperas do carnaval, não tinha idéia que o verso final expressaria com tanta exatidão o sentimento presente no peito agora, passada a folia.
Nunca escondi de ninguém o quanto amo o Carnaval, mais ainda escola de samba e, mais especificamente, a Asfaltão. E neste ano fiquei ainda mais orgulhoso da minha Escola, fiquei feliz porque mais uma vez vi que a Família Asfaltão faz Carnaval por amor, amor à cultura, a Porto Velho, às nossas crianças, aos brincantes e ao público. Nossa Escola fez um desfile muito lindo, alegorias, fantasias, desfile compacto, cantando o samba com muita alegria, embalada pela excelente bateria Pura Raça.
Aliás, a Pura Raça merece um prêmio especial, afinal, foi a única bateria que saiu do “feijão com arroz”, da mesmice, fez paradinhas, evolução e coreografias de verdade, além do já conhecido show de competência no samba. Só a Pura Raça trouxe crianças tocando pra avenida, isto porque a Asfaltão é Escola de Samba e faz carnaval pras presentes e futuras gerações.
Na segunda-feira, fui prestigiar os desfiles Rádio Farol, São João Batista e Os Diplomatas do Samba. No desfile desta última aconteceu um triste imprevisto que prejudicou seriamente toda a passagem da escola. Quando a terceira alegoria iniciou seu desfile, muitos imaginaram que havia algo errado, afinal, o gelo seco que saia do caro dava a impressão de incêndio e o estranho movimento da alegoria encobria quase completamente os destaques, mas tudo bem (podia ser “estilo”), até que o tal carro alegórico desviou repentinamente para a direita e simplesmente travou, bem na frente do recuo da bateria. Foi um corre-corre geral, as alas que estava à frente do carro seguiram desfile e as outras ficaram para trás. Resultado? Um enorme buraco na escola. Neste instante, viu-se a tristeza e até um certo desespero estampado na face de muitos brincantes e até dirigentes da escola, pois era impossível, pensava-se, que os jurados de quesitos como Evolução, Alegorias e Adereços e Enredo – pra citar só três – tivessem coragem de dar nota maior que 8,0 (oito) pra Diplomatas do Samba. O intervalo entre as alas foi tão grande que teve gente pensando que o desfile era em dois atos..(rsrs). A contagem do enredo foi atrapalhada pela mudança da ordem das alas e alegorias. Deu pane geral na escola e só dez minutos depois que o terceiro carro quebrou, diretores da escola (e de outras) mandaram as alas que vinham atrás ultrapassá-lo, mais dez minutos e a bateria fez o mesmo, depois de ser, literalmente, atropelada pela alegoria; e, passados mais uns cinco minutos, tendo conseguido se desengatar dos cabos elétricos em que se enrolou, seguiu, totalmente fora de lugar, a terceira alegoria. Tudo isto filmado e registrado pra posteridade...
Todos, menos os jurados e a direção da FESEC, saíram da avenida na segunda-feira apontando a vitória da Asfaltão como certa, por tudo que aconteceu nos dois dias de desfile.
Na terça-feira, mais uma vez fiquei orgulhoso. Com a abertura dos envelopes com as notas, ficou evidente que algo de muito misterioso ocorrera, mas a reação da família Asfaltão foi a mais digna. Enquanto a turma beneficiada pela safadeza de alguns jurados estava envergonhada e sequer conseguia cantar o próprio samba-enredo (será que conheciam a letra?), ritmistas, brincantes de diversas alas e diretores da Asfaltão cantavam com todas as forças o samba-enredo da verdadeira campeã.
Por falar em jurados, estou convencido, das duas uma: ou assistiram um desfile completamente diferente daquele assistido por todas as outras pessoas ou foram convencido$ que “vale a pena ser vilão”.
É certo que o resultado declarado na terça-feira não permanecerá incólume, pois existem muitas provas do direcionamento feito para beneficiar a escola declarada campeã, porém, mais importante que o título, que o campeonato, é fazer a reflexão correta. É preciso que os envolvidos nos vergonhosos fatos que culminaram com as delirantes notas dadas pelos jurados, totalmente contrárias ao que se viu na avenida, pensem no que é mais importante, lembrem-se que o Carnaval é maior que todas as agremiações, todas as diretorias, é maior que qualquer projeto político pessoal. É preciso lembrar que pouco ou nada adianta vencer uma disputa se isto significa ter que rasgar os princípios da ética e ignorar o respeito ao público, aos brincantes, aos artistas e à própria expressão cultural que é o carnaval.
Ou desta vez faz-se uma assepsia total na organização do carnaval, especialmente na FESEC, ou corremos o sério risco de ver condenada à morte dolorosa, a mais comunitária e socialmente mobilizadora face do carnaval.
O momento de salvar o carnaval é agora!

5 comentários:

  1. Quem ama o carnaval, jamais fará um funeral do brilho que essa alegria produz em cada brincante.
    Condenar a morte uma cultura milenar é uma tremenda covardia.
    Lute,renove, transforme, salve a cara do nosso carnaval, mas não deixe nunca essa alegria morrer.
    O carnaval é arte, é magia, é satisfação, é superação... é muito mais que vencer, todos que ali estão já se sentem verdadeiros vencedores porque é um ano se preparando para o grande momento.
    A cultura está entre nós, sempre.É no campo da conscência que o mundo se faz e desfaz, é nesse universo de imagem, do som, da ação, da idéia. Tudo se resolve na criação.É na invenção que o tempo volta atrás e o atrás vai para frente. É onde se entrega ou se luta.
    Por isso lute pela nossa cultura, esse poder de transformar o irreal no real.
    Não enterre vivo o nosso carnaval, a nossa cultura, isso sim é uma morte dolorosa.

    ResponderExcluir
  2. O caso é o seguinte, estava lá também vi quando tudo aconteceu logo que passaram pelo primeiro modulo de jurados.Primeiro os jurados todos amontoados juntos é errado... devem ficar separados e em modulos diferentes, o segundo modulo de jurados deu notas que realmente a escola não merecia, mas aí vem a questão será que realmente a culpa é da escola DIPLOMATAS DO SAMBA? Ou da organização que coloca jurados totalmente desamparados,não preparados e sem estrutura alguma na avenida! As próprias agremiações deveriam fiscalizar isso, se diz prejudicado a anos, pq não mete a cara fiscaliza tudo isso para que não aconteça novamente. Acredito que os jurados comovidos com oq aconteceu não puniram a escola. Agora é fácil sair chamando esse ou aquele de ladrão. Procurem os verdadeiros culpados, não sou de nenhuma agremiação, mas era notório q se não fosse o acidente a escola diplomatas ganhariam o carnaval tranqüilamente. agora lutem pelo oq tem direito antes , pq não adianta chorar pelo leite derramado. E Parabéns pelo vice campeonato!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto Anderson. A justiça deve sempre prevalecer. Ao se disponibilizar para fazer parte do corpo de jurados de um desfile carnavalesco ou outra especie de concurso onde haja disputa, a pessoa precisa se preparar, estudar o assunto e, acima de tudo, fazer prevalecer a justiça, atribuindo notas aos quesitos de acordo com o seu merecimento. Já vi escola de samba no Rio de Janeiro e aqui (O Asfaltão já perdeu campeonato por esse motivo) ser seriamente punida por ter uma alegoria quebrada durante o desfile. O que se pede é apenas que não haja mais direcionamento do resultado. Se o quesito Evolução, ou Alegoria e adereços, ou Enredo foi prejudicado, a nota atribuida deve ser equivalente ao prejuízo causado e assim por diante. Prefiro perder um título a ser vilão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mais uma vez, Anderson, sempre com comentários sérios e compromissados!!! Carnaval é coisa séria e deve ser levado a sério!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Mestre,
    O covarde anônimo deve fazer parte sim da diplomata do Samba, por que se esconder em palavras. Identifique-se meu irmão(a). Só porque estava mais pomposa a Diplomatas devia ganhar???? E os outros requisitos não contam? Há falta de respeito sim, falta conhecimento sim por parte de jurados que facilitam melhor pontuação por fazer parte da família de sangue e da comunidade. Falta de conhecimento em julgar e entender e falar sobre cada ala das escolas.Por isso que muitos anos não ia para avenida assistir o que? Já que sempre são os mesmos ganhadores? O abuso com a sociedade também, pois sem necessidade querem seguir horários do Rio ou São Paulo, sendo que nada a ver, já que as escolas ainda são pequenas aqui. Enfim, providências para uma melhor organização, e justiça tem que serem tomadas.Parabéns a vc mestre pela dedicação e justiça sempre. Parabéns a comunidade ALSFALTÃO, amo vcs mesmo sem me conhecerem.

    ResponderExcluir