Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

E o Galo cantou....



Imagem via Google/Imagens

Foi nas primeiras horas do dia de hoje, eu deveria dizer nas últimas do dia de ontem? Tanto faz! O que importa é que o Galo da Meia Noite cantou marchinha, axé, pagode, samba-enredo, e outras ritmos... e que esse canto foi o despertar do carnaval de rua, no que se refere ao grandes blocos, de Porto Velho. Gente, muita gente mesmo foi ver o Galo que, ao som da banda Carijó, percorreu as ruas do, agora alongado até a Joaquim Nabuco, “Circuito Caiari”.
O segundo maior Bloco de Porto Velho foi regado por muita alegria, energia e, ouso dizer, paz. Parece que um ou outro incidente foi registrado pela polícia militar, mas, palavra de quem percorreu o Bloco de ponta a ponta - do início ao fim do desfile, nada que fugisse à normalidade de uma festa popular com tamanha concentração de pessoas.
Dignas de elogiosas notas estavam a sonorização, de altíssima qualidade, e a distribuição de banheiros químicos ao longo do percurso. Tudo bem que alguns apressados, e mal-educados, ainda teimaram em transformar alguns muros e paredes em banheiro, mas, diga-se a verdade, para quem quis, havia sim boas condições de uso das cabines-banheiro.
Aliás, estes dois pontos destacados, somados à postura da Polícia Militar, presente em bom número e com atuação discreta e precisa, sinalizam uma evolução no nosso carnaval, devida, sem dúvida, à garra dos produtores culturais envolvidos, mas também, faça-se justiça, ao crescente apoio da Fundação Iaripuna (Município) e demais órgão públicos envolvidos.
Algumas coisas, sempre, podem ser melhoradas como, por exemplo, a retirada de todos os veículos estacionados no trajeto dos blocos, além de estarem em iminente risco de dano, ante o agito da multidão que passa, ainda causam transtornos estreitando o caminho da passagem dos foliões e, algumas vezes, dificultando sobremaneira a manobra dos trios elétricos.
Algo que se poderia pensar é no estabelecimento efetivo de um circuito de desfile, com a interdição, horas antes, do tráfego de veículos e, (porque não?), a construção de camarotes para quem prefere ver os blocos passarem.
Ainda tem muita folia pra acontecer, pra quem gosta como eu, os presságios são positivos, torçamos que todas as festas ocorram em paz e que, também, o desfile das escolas de samba seja um sucesso e que a justiça seja feita ao trabalho e esforço de tantos e tantas.
Que prossiga o reinado de Momo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário