Seguidores

quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval Beradeiro: Altos e baixos

Imagem via Google/Imagens

Lá se foi mais um carnaval, entre vivas dos que não o apreciam e lamento já saudoso de quem, como eu, vê na folia momesca muito mais virtudes que problemas, muito mais mobilização social, poesia e cultura popular que violência, barulho e transtornos.
Com presença de 34 blocos desfilando pelos mais diversos pontos da cidade, numa demonstração de democrática universalização da folia, este ano mais segura e menos violenta, Porto Velho, com seu carnaval beradeiro, vez uma bela festa, mais que isto, realizou uma folia em evolução. 
Ficou claro que ainda é necessário que haja uma maior sintonia entre os diversos agentes, públicos e privados, envolvidos no carnaval. Ouvi queixas do excesso de rigor do ministério público, beirando o boicote à livre manifestação cultural, bem como dos constantes atrasos da equipe da Eletrobrás, encarregada da suspensão dos cabos da rede elétrica para o desfile dos trios, mas tudo faz parte do processo. Os banheiros químicos foram muito bem vindos nos circuitos do carnaval, porém, restou evidenciado que precisam ter o número ampliado. Penso que este item pode ser equalizado com uma maior participação da uniblocos na montagem da estrutura dos circuitos, o poder público deve cumprir suas obrigações, mas os produtores culturais, que na imensa maioria dos casos obtém lucro satisfatório com a venda dos abadas, por exemplo, devem ser chamados a contribuir mais com a estrutura.
De qualquer forma, uma coisa é certa, Porto Velho demonstrou que seu carnaval de rua tem condições de ser um importante produto turístico, afinal avançamos em organização, segurança e qualidade musical. Tudo isto temperado pela alegria e respeito à diversidade que nos são peculiares.
Agora falando dos desfiles das escolas de samba da capital. De início, não poderia deixar de registrar a nossa grande deficiência: Falta um espaço adequado para que a face mais agregadora e comunitária da cultura carnavalesca apresente o resultado de muitos meses de trabalho árduo. A construção de um espaço multiuso que se preste, também, aos desfiles das escolas de samba é uma reivindicação tão antiga quanto justa. Não é possível que tanto o público quanto os brincantes tenham que continuar sendo submetidos à lama, chuva, falta de iluminação, sonorização deficiente, etc. Uma solução seria a construção de uma estrutura de arquibancadas cobertas e camarotes permanentes, sob essas estruturas, aproveitando o vão, necessariamente existente, podem ser construídas diversas salas, salões e auditórios para que, durante todo o ano, sejam ministradas aulas de música, artesanato, pintura, teatro e outras expressões artísticas e culturais. Este mesmo espaço, e seu entorno, poderiam ser utilizados em junho pra mostra de quadrilhas e bois bumbas, além de outras inúmeras manifestações da nossa cultura, perenemente. Fica registrada a idéia, a sugestão, o sonho!
Quanto às escolas. Bem, existem Escolas e escolas. Mas isto deixo pro julgamento de quem assistiu aos desfiles. O certo é que temos sim carnaval de boa qualidade em Porto Velho, também quanto às escolas de samba. Houve momentos de muito empolgação na avenida, bons sambas embalaram, em três escolas, belas alegorias e fantasias (algumas) de excelente qualidade.
Por isto, quem resistiu à falta de estrutura e, sob chuva, teimou em assistir aos desfiles, saiu de lá, como eu, desejoso de que, em breve, tenhamos em nossa capital um local que faça jus ao talento dos artistas e ao esforço das comunidades que fazem e apreciam o bom carnaval.
Mais tarde comento o resultado da apuração.
Por ora finalizo dizendo que nosso Carnaval Beradeiro é belo, é alegre e tem tudo pra ser cada vez melhor, graças à força da nossa gente.

Um comentário:

  1. Olá mestre! Olha eu novamente aqui sua aluna polêmica......kkkkkkkkk...!!!!!
    Não vi grande vitória em "DIPLOMATA". Já deviam está acostumados sem gritos, só eles são julgados????? Que vitória é essa sem sabor ??????
    Quanto a vcs parabéns pelo grande esforço, e aperfeiçoamento A cada ano. ZÉ CATRACA disse em entrevista, que vcs são uma das escolas com mais brincantes e que precisam sim, de uma pessoa tipo estilista falou ele, especializado em fantasias.....Menos mal... Já que maioria tanto de comentaristas, brincantes e jurados são diplomata. Devia existir escolha de jurados sem maiores afinidades com as escolas e as pessoas, como gente que faz parte da "FAMÌLIA" dos brincantes, dos que fazem parte da Diretoria. Aí sim o jogo seria limpo......BAY!!!!!

    ResponderExcluir