Seguidores

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Páscoa do Coelhinho?

Imagens via Google/Imagem

Aleluia Ele ressuscitou!
Pode parecer um tanto quanto estranha iniciar um post deste nosso espaço com uma expressão tão carregada de religiosidade, ou melhor, de fé. Mas o faço porque sou cristão, respeito e convivo e tenho amizade com pessoas de outras religiões e outras que sequer acreditam num Deus, mas em mim a fé é presente, constante, um esteio na minha vida.
Por tudo isto, sinto vontade de escrever sobre este momento, sobre o “Feriadão”. Infelizmente, é assim, como um grande feriado, que muitas pessoas encaram a semana santa e a Páscoa. Graças ao apelo consumista, o que ganha destaque nas ruas, não é a lembrança do sacrifício supremo do Filho de Deus, provavelmente não são poucas as crianças e adolescentes que, se questionados sobre o significado da Páscoa, são capazes de dizer que “é quando se comemora a passagem do coelhinho da páscoa que ressuscitou e vem distribuir ovos de chocolate...”
Nada contra os chocolates, na verdade, mesmo não sendo chocólatra, aprecio essa delícia do cacau e reconheço a inegável a alegria e prazer proporcionados em tantas pessoas por essa iguaria.
Mas é uma pena, de verdade! Afinal se todos realmente compreendessem a beleza e força desta lembrança, certamente, vivenciariam alegria infinitamente maior, posto que sublime. E aqui não me refiro exclusivamente ao dogma cristão-católico do calvário à ressurreição. A lição, os princípios, os valores que emergem do sacrifício pascal e da ressurreição são apreciados por todas as pessoas de bem, independentemente das crenças religiosas.
Afinal, como não reconhecer a beleza e a grandeza de um amor de alguém que é capaz de dar a vida pelo outro? Mais ainda, de um Pai que permite o sacrifício do um Filho por Amor?
Já não bastasse tão grande lição, um banho de esperança e alegria coroa a história, pois ao ressuscitar e subir aos céus para reinar ao lado do Pai, o Cristo reafirma a vitória do bem, sobre o mal. Aliás, como também ocorreu na libertação do povo Judeu do Egito, na origem da Páscoa.
Bem, se este post ajudar aos 3 ou 4 leitores a refletir sobre este tão belo momento, já terá valido a pena esquentar as coxas com sob o notebook a esta hora da madruga.
Que a verdadeira Páscoa aconteça na vida de todos e de todas e que a lição de amor que recordamos nestes dias, nos inspire na vida cotidiana, que nossa medida na vida seja que não existe amor maior que dar a vida pelo irmão.
Feliz Páscoa!

3 comentários:

  1. É uma excelente reflexão. E Feliz Páscoa pra vc também!
    Lembro que minha avó não deixava a família fazer nada deste a quinta feira maior, sexta feira Santa então nem pensar. E seguíamos para a igreja celebrar a Páscoa. Ovo de páscoa eu não ganhava rsrsrs.
    A Páscoa celebra o amor, o amor de Deus por nós, o amor de Cristo por nós. A palavra de Deus é amor e esse amor é compartilhado toda vez que você perdoa alguém, toda vez que faz o bem para alguém, toda vez que você se expressa com as palavras, com atitude, com o olhar... E se tudo se transforma nessa vida, e se as coisas mudam, e se tudo vira um paradigma o amor permanece para todo o sempre, porque Deus é amor. E a Páscoa simboliza o mais puro AMOR.
    Solar

    ResponderExcluir
  2. Realmente os valores cristãos estão se perdendo. Na noite de quinta-feira bares lotados, supermercados hiper cheios no corre corre para compra dos chocolates de última hora. Não se guarda mais a sexta-feira santa. Minha mãe dizia que esse dia era dia de oração e reflexão, não era permitido limpar a casa, lavar roupa, só as atividades essenciais. Nos alegremos pois Cristo ressuscitou!
    Feliz Páscoa!
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Jesus mesmo deu ordem para lembrarmos e meditarmos no que ele estava prestes a fazer pela humanidade: dar sua vida por nós.

    Lucas 22,19-20 -> "fazei isto em memória de mim".

    Romanos 5,12-19 -> Paralelo entre Adão, o homem que deixou como herança pecado, imperfeição e morte, e Jesus, que veio na forma de homem e nos devolveu a chance de vida eterna e de reconciliação com Deus.

    Ele pagou por nós a dívida que o primeiro homem deixou como herança. Pagando essa dívida abriu a oportunidade de termos a vida eterna antes perdida.

    Meditemos nesse grande ato de amor e salvação.

    João 3,16 - ter fé no sacrifício de Cristo.

    Ressuscitou e agora é Rei nos céus.

    ResponderExcluir