Seguidores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

BRASIL: um país de todos, menos dos Servidores Públicos

Imagem via Google/Imagens

Não tenho a pretensão de fazer aqui uma avaliação da era Lula nem tão pouco dos dezesseis meses de Dilma, afinal, um governo é composto por inúmeros aspectos, os anos de Lula foram de certa forma julgados nas urnas em 2010 e Dilma, se as pesquisas falam a verdade, vem agradando significativa parcela da população.
Porém, quero refletir de uma posição, de uma condição na qual me encontro e de onde, junto com outros milhares de brasileiros e brasileiras, temos percebido um conjunto de ações da atual presidente. Falo da condição de Servidor Público, mais especificamente de servidor do MPU.
Não vou aqui lembrar as perversidades do Governo Fernando Collor que iniciou um ataque sem precedentes contra os servidores, tão pouco os 08 (oito) anos sem reajuste do Governo FHC ou os poucos e fracionadíssimos reajustes (no caso do MPU) dos tempos de Lula. Precisamos tratar do presente.
E, no presente, o slogan que melhor define o comportamento do Governo, por uma postura pessoalmente definida pela Presidente, é esse que dá título ao presente texto. Afinal, desde os tempos de Lula o governo vangloria-se da inclusão, da retirada de milhões de pessoas da miséria, porém, a política adotada em relação aos servidores vai em direção completamente oposta.
A falta de uma política coerente de valorização, bem como a adoção de postura politiqueira na qual se usa os servidores públicos, especialmente os altamente qualificados como no caso do MPU e do Judiciário, como “bodes expiatórios” de uma pseudo austeridade macroeconômica, tem marcado a relação de Dilma com os servidores. Afinal, enquanto para os servidores públicos qualquer pedido de reajuste ou, como no caso do MPU, de recomposição salarial, a alegação para não atender o pleito é sempre “a necessidade de manutenção do equilíbrio das contas públicas a fim de resguardar o país de possíveis reflexos da eterna crise econômica internacional”, não se vê a mesma preocupação na liberação de recursos para a ciranda financeira, na facilitação de lucro para bancos nacionais e estrangeiros. O Governo, por uma decisão da presidente Dilma, tem preferido “resguardar a liquidez do mercado” a evitar o sucateamento do serviço público.
Pelo que tem demonstrado, a presidente Dilma entende que “Um país rico é um país sem servidores públicos” (parodiando outro dos slogans do Governo). Afinal, se não mudar logo a política, se não respeitar, por exemplo, a autonomia do Ministério Público da União para estabelecer a política remuneratória de seus Servidores, causará um dano irreparável à Nação.
Pois, em breve, muito breve, os talentos que hoje ainda resistem trabalhando no MPU, que há seis anos não têm qualquer recomposição salarial, serão vencidos pela necessidade e migrarão para a iniciativa privado ou para outras carreiras que vêm, pontualmente, sendo valorizadas.
A presidente Dilma que, segundo as pesquisas oficiais, navega em grande popularidade, precisa lembrar que a verdade, cedo ou tarde, prevalecerá e aqueles que hoje supostamente aplaudem sua “firmeza” e “seriedade”, poderão mudar de idéia quando perceberem que um Ministério Público fraco só é bom para os corruptos e malfeitores e, quando esta verdade vier à tona, todo o seu esforço de parecer implacável com a corrupção cairá, de uma vez por todas, ao chão. Afinal, a responsável pelo desmonte do Ministério Público da União será, pessoalmente, a presidente Dilma, pois é ela quem tem agido diretamente no Congresso Nacional para impedir a aprovação daquele projeto que, segundo seus próprios técnicos, estabelece uma política salarial mais justa e transparente para os servidores.
A “bola” está nas mãos do Governo, aliás, nas mãos da presidente Dilma, o Ministério Público incluirá em sua proposta orçamentária os recursos para a implementação do PL nº 2199/2011, se Dilma repetir a atrocidade feita no ano passado quando, insconstitucionalmente, retirou da proposta consolidada os recursos que atenderiam os servidores do MPU, entrará para a história como a presidente que sucateou no Estado brasileiro o principal mecanismo de combate à corrupção e defesa dos direitos do Povo, o Ministério Público da União.
Se isto acontecer, serei o primeiro a defender um novo slogan:
DILMA: Impunidade e Corrupção, a culpa é sua!

14 comentários:

  1. É isso ae, Anderson!
    Pau na véia!

    ResponderExcluir
  2. Boa análise, com equilíbrio e bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Faremos tudo de novo Anderson nesse ano, para não precisarmos defender um novo slogan, acredito na sua experiência política e de negociação e quero estar junto novamente em busca da aprovação do PL2199/11, custe o custar.Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto Anderson, na medida.

    ResponderExcluir
  5. Também vejo a política sob esse enfoque. Se não valorizar o servidor, vai ficar na história como a Presidenta campeã do arrocho salarial. A mídia tá com ela, e não conosco. Os deputados estão nessa mesma linha. O túnel está escuro. A crise mundial não dá tregua. Vamos ver se novos "Aires" possam fazer valer o tão falado respeito à Constituição.
    Abraço, JP

    ResponderExcluir
  6. Muito bom cara. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo com a suposta grande popularidade da Exma. Presidente da República, não só como servidor público, mas também como cidadão não vejo com bons olhos muitos aspectos de sua política, que mais beneficia a corrupção, pois distribuir rendas assistencialistas por meio de seus ministérios é muito fácil, agora criar instrumentos que previnem e combatam o desvio do dinheiro público, ah, parece impossível nesse país de todos (os corruptos) ! #revolta

    ResponderExcluir
  8. Estamos juntos com certeza comungando da mesma opinião.

    ResponderExcluir
  9. No final... se o SERRA tivesse ganhado já teríamos o aumento!

    Não me batam... me deixem explicar!

    O Lula iria sair do governo querendo se passar por bom custe o que custar!

    ResponderExcluir
  10. Anderson, nesta situação crítica que envolve o funcionalismo público, onde entram os Sindicatos que sempre defenderam os servidores públicos e os trabalhadores em geral? Morreram? Emudeceram? Ou estão amordaçados porque quem era oposição hoje é a vez no poder? (Vera Lúcia)

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo!!! Com muita coerência e vivência de servidor público! Obrigada! Rmtp

    ResponderExcluir
  12. Fomos pegos de "bodes expiatórios", não resta dúvida.
    Para um governo cheio de corrupção, onde se carrega até dinheiro em cueca é de boa conveniência enfraquecer o MPF e, assim, enfraquecer as investigações. Um governo onde todas as nossas autoridades estão VENDIDAS, haja vista o STF. Presidentes de sindicatos são filiados ao PT... o que esperar??
    Estamos passando por momentos dificílimos e que meu pai jamais sonhou que passaríamos, quando me aconselhou a estudar e "ficar protegido pelo governo"!!!!
    Entendo que a NAÇÃO vibra com nosso arroxo! Essa mesma Nação que precisa de nossos serviços e de nossa fiscalização. Essa mesma nação, onde muitos querem entrar para o serviço público, mas como não conseguiram torcem pelo nosso arroxo.
    Concordo plenamente com sua frase: BRASIL UM PAÍS DE TODOS, MENOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS.
    PARABÉNS pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  13. Abra os olhos, companheiro!

    http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/2012/05/03/planalto-monta-estrategia-contra-reajuste-salarial-do-judiciario/

    ResponderExcluir
  14. Que coisa! O ano nem acabou e acho, pelas últimas declarações, que você Anderson, já pode dizer: DILMA! Impunidade e corrupção a culpa é sua! Afinal ela já adiantou que vamos de ZERO em 2013! Parabéns para nós otários! (Vera Lúcia)

    ResponderExcluir