Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

À Greve: Sem medo das “picadelas”!

Imagem via Google/Imagens



Muitas vezes flagrei-me a me questionar qual a razão, se é que existiria uma, da luta. Não me refiro aqui à violência, ou mesmo à prática esportiva, falo da luta diária, cotidiana, daquilo que costumo chamar de “bom combate”.

São tantas frentes de batalha, uma mais exigente que a outra. Em casa, na rua, no bairro, na cidade, no mundo! Porém, uma coisa aprendi nos meus “trinta e poucos anos”, não há vitória sem luta! Não é possível chegar a qualquer lugar se não nos dispomos a encarar as batalhas para as quais somos desafiados a todo o momento. E tem mais: não existe vitória, sem riscos, sem desprendimento. Só vence a batalha quem está no fronte e lá, sempre há inúmeros riscos.

Hoje cedo, um amigo fez uma citação, que só o Google pra me ajudar a encontrar os exatos termos e “lembrar” o autor: “Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas (...)” (William Shakespeare). Penso que é justamente isto, é isto que nos move, é esta consciência, é a sapiência de que é fundamental correr riscos para vencer.

Hoje, minha categoria está iniciando mais uma árdua batalha: Os servidores do MPU, inclusive em Rondônia, estão em Greve por tempo indeterminado. São seis anos sem qualquer reajuste, mais que isto, temos assistido o sucateamento desta instituição e temos sido tratados com extremo desrespeito pela Administração do MPU, sequer a receber o sindicato para estabelecer o diálogo e discutir a s necessidades dos servidores dispõe-se o Procurador Geral da República.

Mas não é fácil fazer greve, não é fácil mobilizar uma categoria, e isto, no MPU, no serviço público, ganha uma dimensão elevada à infinita potência. A pressão da administração, corte de ponto e perseguição (“marcação”) são, entre outros, fantasmas que perseguem os servidores que necessitam reivindicar seus direitos. Mas isto, certamente, não é o maior obstáculo. Por incrível que pareça, o fator mais desmobilizador, especialmente entre nós, é o “fogo amigo”. São as manifestações de colegas que, mesmo sofrendo diariamente as mazelas da desvalorização, não tem coragem de dar o passo e ir à luta e mais, empenham-se em convencer outros colegas a não lutar. Nem sempre a tática usada é clara, evidenciando a posição contrária à luta, muitas vezes os argumentos são falseados, utilizam-se “desculpas” (jurídicas, políticas, financeiras, etc.) para questionar a possibilidade da luta e, pior, há vezes que alguns argumentos conseguem fazer certo sentido.

Porém, a vida tem nos ensinado, pra afastar a tentação do comodismo, que é preciso lançar-se, é preciso fechar os olhos sem nada temer, pois, só assim, alcançaremos a vitória em qualquer coisa que façamos na vida.

No nosso caso, a vitória vai muito além dos servidores do Ministério Público, pois um MPU forte cumprirá com afinco sua missão de defesa da saciedade e, sem dúvida, forte apenas se fará com servidores valorizados.

Por essas e outras, não percamos mais tempo com medo das “picadelas”, vamos à luta, com força e resistamos às pressões, com o pensamento no doce sabor do mel.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo texto extremamente motivador companheiro!

    À Luta!!!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Anderson, pelo texto. Conseguimos, com a ajuda do colega JOSÉ AROLDO, da Diretoria Nacional do SINASEMPU (DENIN), mobilizar o pessoal do Espírito Santo, que aderiu à greve nacional e fez a sua manifestação hoje.
    O texto de motivação foi bem oportuno e fortalecedor.
    Plantemos hoje para colher os frutos de amanhã!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Anderson. Vamos mobilizar todo o MPU de Brasília, cujos servidores têm sofrido várias represálias....

    À luta, porque o aumento dos Procuradores e dos Magistrados já está no forno.. enquanto nós estamos com uma defazagem de 6 ANOS !!!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM!!!
    AVANTE PRM CAMPINA GRANDE!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns colega!! Somente com muita luta e continuidade da greve poderemos ter vitória.

    ResponderExcluir
  6. Albanise Pires - Recife10 de junho de 2011 às 01:20

    Parabéns mais uma vez, Anderson, pelo ótimo texto sobre nossas mobilizações no MPU. Hoje realizaremos aqui em Recife o 'Almoço da Mobilização', seguido de assembleia, reunindo os servidores em greve da PR/PE (Procuradoria da República em PE), PRT6 (Procuradoria do Trabalho) e representantes da PRM/Serra Talhada (Procuradoria da República no Município), onde este texto será lido para dar mais uma injeção de ânimo aos nossos valorosos colegas pernambucanos em greve desde o dia 08. Firmes, fortes e unidos, venceremos! Albanise Pires.

    ResponderExcluir
  7. Parabens Anderson, assim você será logo logo verador ou deputado pelo PT, partido do Lula e da Dilma que enterrou o nosso plano.

    ResponderExcluir
  8. VALEU BRAVO GUERREIRO!!!!
    "NADA A TEMER SENÃO O CORRER DA LUTA"
    SORTE A NÓS TODOS!

    ResponderExcluir