Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saúde: Alguma esperança!

Imagem via Google/Imagens

Hoje, ao praticar meu vício, a consulta rotineira aos mais diversos sites de notícias e Blogs preferidos, deparei-me com um post, também apresentado como notícia nos principais noticiários eletrônicos do Estado, que me deixou particularmente esperançoso: “Saúde: Minhas ações práticas...”
Trata-se de um escrito da lavra do Governador Confúcio Moura que resume de forma bastante objetiva as principais ações para área estrutural da saúde no Estado de Rondônia.
Na realidade, este escriba particularmente, já tinha notícia das idéias ali expostas, porém penso ser extremamente elogiável que elas estejam ali. Na minha humilde visão foi uma atitude bastante corajosa do titular do Executivo Estadual que, fora do período eleitoral, no qual infelizmente a maioria dos candidatos acredita possuir uma varinha de condão para tudo fazer e os problemas resolver (“se eleito for”), o Governador do Estado assume publicamente um planejamento repleto de ações concretas, e por isto mesmo bastante sujeitas à cobranças, ainda mais quando acompanhadas de razoáveis previsões de prazos para entregas.
Outro aspecto que positivamente destaco, diz respeito à construção de um novo hospital de urgência, duas UPA’s, hospital de traumas, atenção à saúde da criança e dos idosos e demais ações em Porto Velho, medidas que revelam uma atenção do Estado, em sintonia com o Município, a muito não vista e, na verdade, inimaginável no governo passado, em relação à nossa Capital e suas agruras na saúde, fortemente pioradas em razão dos grandes empreendimentos aqui localizados.
Porém, apesar das várias ações localizadas em Porto Velho, vislumbrei com inegável ânimo a visível tendência à descentralização. A perspectiva do fim da infeliz novela relativa aos hospitais de Cacoal e São Francisco, a lembrança de que Guajará-Mirim é um Município importante e necessitado de ajuda, além de outras propostas que podem diminuir o enorme e calamitoso fluxo de ambulâncias do interior para a Capital. Ainda há muito a fazer e planejar este aspecto, porém, o Governador demonstrou que tem um olhar atencioso para esta situação.
Como não poderia deixar de ser, nem tudo são flores, pelo menos, nas breves linhas escritas pelo Governador, uma ausência, um silencio é ensurdecedor: a situação dos profissionais da saúde.
De nada, ou muito pouco, adianta ter-se estruturas físicas decentes, equipamentos condizentes com as necessidades de nossa realidade se não houver profissionais suficientes, com remuneração justa e condições dignas de trabalho, para dar efetividade às ações de saúde. Infelizmente, o Chefe do Executivo estadual deixou de fazer qualquer menção de como pretende solucionar, por exemplo, a grande carência de médicos nos quadros estaduais. O que será feito para que enfermeiros(as), auxiliares de enfermagem e tantos outros profissionais da saúde tenham condições de viver dignamente com a remuneração paga pelo Estado sem a necessidade de trabalharem, quase que ininterruptamente, revezando-se em plantões em entidades públicas e privadas, movidos pela necessidade de alimentar-se e aos seus?
Este não é um problema secundário. É fundamental que o Governo demonstre, cristalinamente, que possui um planejamento e coloque em prática um conjunto de ações que solucionem a grave situação vivida pelos profissionais de saúde em nosso Estado.
De qual quer forma, é certo que há uma distância muito grande entre a disposição, o desejo, e a intenção até a prática, a realização, a concretização disto tudo. Mas, neste momento, feita a ressalva referente aos profissionais, prefiro achar que o copo está “meio cheio” e que existe uma esperança posta.
Rondônia, hoje, pareceu-me, finalmente, trilhar os primeiros centímetros num rumo diferente daquele que vivera anos a fio. Pode ser que seja uma mera impressão de um dia imprensado entre um final de semana e um feriado municipal, porém, pode ser que seja, verdadeiramente, um sinal de novos e melhores tempos.
Estejamos atentos, sejamos fiscais e não percamos, nunca, a esperança!

4 comentários:

  1. Sim caro anderson tambem concordo com vc que alguem tem que dar o primeiro passo e a esperança continua, acho que realmente começar pelo gargalo ou ponto de estrangulamento e uma das estrategias,mas nao e o ponto mais importante, como trabalhadora do SUS e profissional da saude que sou, estou certa que o senhor governador deveria mesmo investir na reestruturaçao da atençao basica, a porta de entrada do serviço, pois so assim reduziariamos o custos da media e alta complexidade, mas vale a intençao, tomara que nao fique so nao intençao!!!HOKNEIDE FRANÇA hokneide@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredito que tudo pode mudar, sim, com menos palavras e mais ações, acho que é isso que todos esperamos do nosso Governador, que disse desde o início que suas prioridades eram saúde e educação, estamos esperando!

    ResponderExcluir
  3. Eu também acredito que muita coisa , ou melhor , tudo pode ser feito para resgatar a cidadania de nosso povo , porque faltar saúde falta cidadania e em que pese todas as bobagens até agora eu ainda acredito que vai dar certo. Eu sonho com nosso estado como modelo para esse Pais , não o modelo que estamos exportando atualmente.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que a saúde em Rondônia tem esperança se houver disposição e união do Estado e Município em trabalharem juntos ou paralelamente focalizando o mesmo objetivo, ou seja, o melhor para a saúde da população. E ao que parece essa união se realizou, porém não com uma profundidade esperada.
    Parabéns Governador Confúcio é uma atitude louvável, mas, Rondônia já teve tantos projetos que nunca saíram do papel, outros foram engavetados, ou mesmo inacabados e ainda outros que nunca existiram, pois não passavam de palavras vãos, promessas não cumpridas ou mesmo projetos fantasmas de pseudo-políticos (Falsos políticos). E a grande verdade é que a população está cansada disso; e agora só se acredita vendo. Mas, antes acredito na feliz perspectiva que o Governador possa vencer desafios que outros nem tentaram.
    Para a nossa decepção, recentemente mais uma vez Rondônia esteve na mídia em uma reportagem no Fantástico, e veja só na área da saúde, ligada a uma rede de corrupção onde medicamentos são comprados quase nove mais caro do que os encontrados nas farmácias populares. Que vergonha Rondônia; é esse o amor que dedica a seu povo?
    Desviando recursos Federais do programa “Farmácia Básica” que só no ano passado aplicou R$ 1, 7 bilhões na compra de medicamentos para distribuição gratuita à população. E aí se questiona por que está faltando remédios nas farmácias básicas se dinheiro foi investido?
    Por que uma pessoa teve que ser mutilada?
    E assim diz: Williames Pimentel, Secretário de Saúde de Porto Velho, em rede nacional.
    “Faltar um medicamento de uma cesta de 80 medicamentos dispensado para o paciente gratuitamente não é uma falha”, Todavia senhor Secretário medicamentos de uso diário destinados a pessoas com diabetes e hipertensão não deveriam faltar; e sim é considerada uma mutilada falha.
    Francamente senhor Secretário deveria refletir a respeito desse argumento. Que a verdade seja dita segunda a investigação não tem remédio por causa do esquema da fraude, pelo desvio do dinheiro público, pelas propinas em licitações e o pior de tudo pelo desrespeito a população.
    Rondônia só irá trilhar num rumo diferente quando respeitar a população, quando os rondonienses, ou melhor, o cidadão brasileiro tomar as rédeas e acabar com essa rica e podre herança que é incompetente para administrar, que só deseja usufruir em cima do povo.
    Rondônia merece mais do que lhe é oferecido, merece amor, atenção, respeito, dignidade...” E já que não se pode exterminar a parte podre da Administração Pública” que essas pessoas olhem além do próprio bolso, olhem além do seu próprio ego individualista, olhem o povo, o povo de hoje, esse povo que se sustenta do insustentável.
    Solar

    ResponderExcluir