Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

Palocci, Verônica...E?

Imagem via/Google Imagens


Nas últimas semanas a “política” voltou aos noticiários. De repente “descobriram” que o Ministro da Casa Civil ganhou muito dinheiro com consultor e tudo neste país passou a girar em torno deste fato, pelo menos é isto que boa parte das emissoras de televisão e grandes jornais nacionais dão a entender.
De uma hora pra outra a discussão de combate a homofobia, enquanto respeito aos direitos humanos; a aprovação do novo código florestal e seus aspectos ambientais e alimentares; até a reforma política que pode dar novos rumos (melhores ou piores) à nossa democracia; tudo perdeu qualquer importância no mérito, para os “especialistas” tudo agora é “moeda de troca” para “salvar” o Ministro Palocci.
Já na “mídia paralela” surge então a “resposta”, alguém lembrou que a filha do ex-ministro Serra multiplicou seu patrimônio milhares de vezes em pouco mais de 40 dias. E de repente parece que a multiplicação do patrimônio de fulano ou de cicrano é o assunto mais importante da história do Brasil, que na verdade o que decidirá as eleições de 2014 (é meus amigos ela já está na “pauta”) será quem conseguir justificar melhor o ganho patrimonial dos “seus”.
Não pretendo aqui fazer a defesa de “a” ou “b”, são todos grandinhos e possuem condições mais que suficientes para promover por conta própria suas defesas perante a justiça e a sociedade. Defendo a apuração completa e aprofundada de TODAS as denúncias, combato a crucificação antecipada de QUALQUER pessoa e não aceito a manipulação da “opinião pública”!
É incrível como o tempo passa, as táticas de dominação são as mesmas e os métodos apenas são aprimorados. Há muito tempo neste país há um enorme esforço para afastar as pessoas, o Povo em geral, da cena política. O egoístico desejo de uma minoria de manter o exercício do “Poder” em pouquíssimas mãos tem provocado em nossa Nação, na formação da sociedade, danos incrivelmente profundos. Não é de hoje que se tenta reduzir a Política aos problemas relacionados a alguns de seus agentes. Ao priorizar os ataques pessoais e a construção e destruição de personagens, sempre obscuros e com caráter, no mínimo, duvidoso, aqueles que já estão no “Poder” buscam fixar a imagem de que, na Política, todos são iguais e, pior, são “pilantras, safados e vagabundos”.
Com essa tática desejam criar, nas pessoas de bem, profunda ojeriza pela política. Afinal, quanto menos cidadãos e cidadãs interessarem-se pela cena político-eleitoral, mais fácil será para os que lá sempre estiveram perpetuarem-se.
Vejamos, por exemplo, o que acontece quando uma pessoa séria, correta, de boa conduta e reputação decide concorrer a um cargo eletivo. Muitos de seus amigos mais próximos, pessoas que realmente gostam dela, certamente, irão desencorajá-la a concorrer. E o farão porque estão impregnados pela idéia, massificada pela mídia a serviço do “Poder” permanente, de que “nada pode ser feito”, que “política é pra pilantra, safado e vagabundo” e que, por isto, não há espaço para pessoas corretas, para cidadãos e cidadãs.
Mas isto é um erro! Enquanto pessoas de bem caírem nessa armadilha, o caminho para a “banda podre” da sociedade será facilitado.
É verdade que há muitas pessoas em cenários políticos que são indignas de estarem lá (e por todos os lados!). Mas isto também há na família, na Igreja, no Esporte (a sociedade é composta de todo tipo de pessoa!), porém, também na política, há pessoas trabalhando, mesmo que nem sempre (aliás, quase nunca) sejam destaque na mídia.
É fundamental que não nos deixemos contaminar pelo falso e oportunista denuncismo (como falei, denúncias devem ser apuradas, mas não é só isto!). É preciso discutir PROPOSTAS para solução dos problemas do nosso cotidiano, é preciso dizer de que forma a vida de TODAS as pessoas pode melhorar. É preciso aprofundar e tornar conhecido o modelo que cada partido político, por exemplo, deseja para o Brasil.
Se, idéias e propostas são conhecidas, permite-se que pessoas sérias e com garra para trabalhar proponham-se a defender esse ou aquele rumo para o país, para o Estado para os Municípios, bem como permite que, na hora de votar, possamos escolher as propostas e não apenas a menor “ficha policial”.
Meus amigos e amigas, a Política é fundamental pra nossas vidas, TODOS somos políticos. Que se apurem os desvios, as pilantragens e punam-se os responsáveis, mas que não nos queiram convencer que política é essa sujeira só.
Política é o que vivemos TODOS e não o que os OUTROS vivem!

4 comentários:

  1. O Palocci multiplicou seu patrimônio pouco antes da eleição da então candidata Dilma. Descobriram que, na época, uma empresa recebeu um favorzinho da receita (coisa de 9 milhões de reais) e logo depois doou 1 milhão para a campanha petista. Coincidência? É tudo sujo como o pau de um galinheiro. O que a filha do Serra fez ou deixou de fazer não tem nada a ver com a história. Por essa lógica nunca teremos um país decente, pois sempre aparecerá um larápio justificando suas safadezas com o passado de outro larápio.

    É bem simples: Se a Dilma quer evitar a fama de corrupta, que demita o ministro Palocci. Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Assim como a mídia quer supostamente manter o assunto em foco, todo petista quer desaparecer com o caso. Não importa se existem milhares de outras pessoas indígnas e corruptas nesse e em outros governos, o assunto agora é o rápido enriquecimento do atual ministro e de seu envolvimento com a empresas que receberam favores da União.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anderson
    Posso até entender que a mídia efetivamente tem pautado boa parte dos temas que discutimos no cotidiano e obviamente isso é motivo para indagarmos as razões pelas quais ela põe a lupa em determinados assuntos e em outros não. No entanto, é necessário responder adequadamente e não escamotear as práticas de enriquecimento rápido de quem quer que seja, isso também é pensamento crítico. Se o PT não discute as coisas a VEJA, a Folha acabam fazendo...
    Josélia Neves

    ResponderExcluir
  4. A questão é que se há suspeita de ato ilícito no caso Palocci ou de qualquer funcionário do governo precisa ser investigado, o povo precisa de uma explicação. Chega dessa história de que tudo no Brasil termina em pizza. De que o Brasil é o país da impunidade até a “Fé” na justiça está abalada, Presidente Dilma um bom líder abraça a prudência, evita o conflito, e assim, o país se mantém preservado.
    A nação é constantemente saqueada por elementos que a parasitam, que sugam, e infecciona a inocência do povo. Alguns brasileiros andam a desfazer, e, portanto a estragar o Brasil. Basta de implicações, de histórias desviantes, de verdades montadas sobre mentiras e mentiras montadas sobre verdades, tornando-se verdadeiras ratoeiras do poder subversor reiterado.
    O meu sonho é ver um Brasil natural, espontâneo, genuíno, um Brasil nacional, brasileiro e não esse Brasil de corrupção que desrespeita e saqueia a pátria amada. Brasileiros de nacionalidade, mas não de nacionalismo, que cada dia mais desnacionaliza o Brasil, matando a sua originalidade nativa, a sua idoneidade, corrompendo a sua moralidade, a sua solidariedade em troca do materialismo e do consumismo.
    O que fizeram esses que se dizem brasileiros? Tornaram um Brasil radiante, em um Brasil de comportamento indigno, ilícito, doente, viciado em poder a qualquer preço.
    A política atualmente se lançou num caminho incerto, obscuro, aonde ela vai cambaleando através do descrédito, da desordem, da ruína... Há um rastro de discórdia entre políticos do mesmo partido e de outros partidos. Mas, nem tudo se reveste em negatividade, pois ao debilitar força, você seguir outro caminho, “o caminho da retidão”. Existe sempre uma esperança!
    Sabemos que tudo nessa vida tem um lado positivo e um lado negativo, vantagens e desvantagens, boas e péssimas ações. Mas, é fundamental um equilíbrio. Falta um numero maior de bons políticos que Ame e Honre o Brasil.
    A política que vivemos hoje não é a que sonhamos essa política representativa não nos “Satisfaz”.
    Solar

    ResponderExcluir