Seguidores

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Recomeçar sempre!




Imagem via Google/Imagens

Recomeçar sempre!

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier


Aprendi em minha formação Cristã a “Recomeçar sempre!”.

Realmente é uma frase encorajadora, pois é algo que parece nos conceder uma espécie de salvo-conduto permanente, ou seja, posso errar à vontade das muitas cabeçadas, machucar, ofender, porque depois basta “recomeçar”.

Mas não é assim, não foi isto que me ensinaram na verdade, muito menos foi isto que a vida mostrou. Sim, podemos e devemos recomeçar sempre, afinal ao perceber que o caminho trilhado não é o certo ou quando o sinal da consciência aponta “fiz besteira!”, sentar chorar, lamentar-se e permanecer ali nada adianta. É preciso recomeçar, retomar a caminhada.

Porém, não adianta querer ignorar as experiências vividas, a borracha apaga a escrita, mas as marcas continuam no papel. Nossas ações, nossas escolhas (certas ou não) têm conseqüências, tentar ignorar isto é um erro crasso, equívoco, aliás, que, em geral, compromete muito (quando não estraga novamente) o novo caminho.

A oportunidade que o “Recomeçar sempre!” nos dá, não é autorização para cometer os mesmos erros, não é remissão absoluta capaz de nos permitir continuar errando da mesma forma. Ao recomeçar verdadeiramente é preciso desejar de verdade percorrer um novo caminho, até mesmo cometer erros diferentes, novos; ir adiante, a partir do ponto em que se percebe a “mancada”.   Refazer o mesmo caminho e cometer os mesmos erros não é recomeçar, é desdenhar do aprendizado, ignorar a aquele tempo vivido.

Pra recomeçar não é preciso um novo ano, mês, semana, ou mesmo dia, basta que o momento seguinte esteja presente. Mas como estamos começando um novo ano, parece que o universo conspira a favor dos recomeços. Que assim seja pra cada pessoa que falha, erra, fere, magoa... Vive! Pra quem é humano e quer melhorar sua história e escrever um novo final!

A vida segue em frente, sempre com muito luta!


Anderson Machado

3 comentários:

  1. Sim meu brother. As vezes não deu certo, apesar de você ter feito tudo certinho e as vezes não deu certo porque às vezes as coisas não dão certo mesmo filhote. E, como diz Elenita, é bobagem nossa insistir em ficar tentando entender o que ultrapassa o nosso entendimento. Bem, recomeçar é ressurgir das cinzas fortalecendo seu espirito para aceitar as derrotas e lutar novamente e tentar vencer pelo que se acredita. E é sempre bom lembrar que quem não luta por alguma coisa cai por qualquer coisa. O importante é saber entender que Deus está com você e os teu sonhos serão os teus projetos hoje e sempre. Gostei muito do post, nada adocicado demais como sempre, kkk e confesso que prefiro o desabafo, assim que chamo os meus post, motivações e desabafos. Dá pra tentar imaginar o que está acontecendo, vivendo, sentindo. Mas ai o diferencial dos blogs rsrs. Fique bem irmão. Xandy

    ResponderExcluir
  2. Bom, recomeçar, nunca foi vista por mim como uma espécie de salvo-conduto permanente, mesmo porque os erros são necessários para crescer, amadurecer, as ofensas existem e machucam muito, algumas causam até feridas incuráveis, mas faz parte da vida. Acredito que viver os momentos, aquilo que esta sentindo naquele momento, pode ser um erro, mas jamais seria uma besteira, não naquele momento de vivência... E consequentemente mais tarde você descobre que errou, porém você viveu, deu razão aos seus sentimentos naquele momento. Portanto, você descobre que tudo sofre consequência do que você vive, e do que você deixa de viver.
    Então creio que se recomeça quando finda uma história, quando se chega ao limite das tentativas de querer continuar algo que não pode mais reiniciar, devido à invasão de vírus, das diversas mágoas acumuladas. Quando o amor morre e não existe mais como voltar atrás e refizer um novo recomeço, mas você pode não fazer comparações. E começar de novo, reiniciar uma nova vida e assim fazer um novo fim.
    Aprendi que as palavras ferem e eliminam sentimentos, e consequentemente sentimentos não podem ser restituídos, que o amor morre sem a poesia do sentir, e o que realmente se senti é o que faz sentido. Todavia, é preciso recomeçar todos os dias. É preciso recomeçar sempre!

    Solar

    ResponderExcluir
  3. Verdade, aprendizado sempre, repetição dos mesmo erros nunca!!!
    Sempre um excelente texto!!!

    ResponderExcluir