Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Distrai, meu coração, tua amargura - Bocage





Distrai, meu coração, tua amargura


LV

Distrai, meu coração, tua amargura,
Os males que te assanha a fantasia:
Provém da formosura essa agonia?
Seja o seu lenitivo a formosura;
Por mil objetos adoçar procura
O ardor, que lavra em ti de dia em dia;
Mas ó fatal poder da simpatia!
Ó moléstia d(e) amor, que não tem cura!
Astúcia exercitar que te resista,
Minha Anália, meu bem, debalde intento,
Está segura em mim tua conquista.
Como hei de minorar-te o vencimento,
Coarctar o império teu, se as mais à vista
Valem menos que tu no pensamento?


Manuel Maria Barbosa du Bocage

Um comentário:

  1. Sou um Fã incondicional de Bocage desde os tempo do colégio. Pra começar bem 2013, registro minha homenagem!
    Salve o poeta da irreverência e romantismo!

    ResponderExcluir