Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MPU: “Generais”x Cidadãos

Imagem via google/Imagens


Liderar é um dom, não se fabricam líderes, eles são forjados na luta, no cotidiano da vida que lhes compete. Líderes são sábios, responsáveis, zelosos em seus deveres, um verdadeiro líder não se omite, propõe; não foge, enfrenta junto cada obstáculo. Líderes verdadeiros abdicam do interesse próprio para defender o bem comum, para cumprir a missão que lhe cabe.
Porém, o que temos visto nos últimos dias é teimosia, omissão, falta de comprometimento, apatia, truculência e covardia naqueles que deveriam, pela posição republicana que ocupam, ser líderes da Nação.
Estou me referindo ao quadro de horrores que se desenhou na Procuradoria Geral da República em Brasília. Aquele lugar que deveria ser um quartel general da cidadania, uma fortaleza em defesa dos direitos mais fundamentais de todos os homens e mulheres deste país, foi transformado, pela fraqueza de  seus representantes, em exemplo de exceção, de abuso. Em poucas horas, um espaço que deveria simbolizar a modernidade cívica e democrática foi arrastado para dentro de um ambiente escabroso, carregado de autoritarismo, violência, desrespeito. Em nome de uma suposta “autoridade” instaurou-se um verdadeiro, como disseram alguns colegas, estado de sítio, onde direitos dos mais fundamentais foram simplesmente ignorados.
Se um distraído cidadão fosse arrebatado com o noticiário dos fatos ocorridos no interior da PGR nos últimos dias, teria convicção que o tempo da ditadura não passou, teria a certeza que os tanques voltaram às ruas e que a nação ainda vive sob a sombra da barbárie. Afinal, seguranças barrando servidores, fechando escadas de incêndio e elevadores; impedindo que sindicalistas ultrapassem sequer a cerca derradeira do “quartel”; fazendo revista pessoal em servidores da casa sem justificativa plausível; fechando portões para impedir a livre manifestação (praticando verdadeiro cárcere privado) e espoliando simples trombeta, como se fuzil fosse; só podem estar sob ordens emanadas daqueles “generais” de outrora. Não, jamais um chefe do Ministério Público da União, defensor da sociedade, segundo a Carta Magna de 1988, em sã consciência, ordenaria tais desmandos!
É de uma impropriedade sem tamanho a “homenagem” que a Administração faz aos seus servidores, especialmente os lotados na PGR, na semana dedicada nacionalmente ao Servidor. Hoje, enquanto recebia mais notícias de aberrações e atentados contra os servidores na PGR, chegava em minhas mãos dois “Informativos” intitulados “Gestão Estratégica”, cheio de sorrisos, a começar do próprio PGR, passando por outras “autoridades” e vários servidores que, certamente, iludidos por discursos belos e mentirosas promessas de valorização institucional, emprestaram seus esforços para planejar algo que, infelizmente, a julgar pelo tratamento dado pela Administração aos seus servidores, jamais sairá das belas e coloridas páginas dos “(des)informativos” para a vida real.
Enquanto os Administradores do MPU não abandonarem as práticas sofistas e, verdadeiramente, passarem a respeitar e valorizar a verdadeira alma da instituição, que são seus servidores efetivos, o Ministério Público da União jamais deixará de ser um arremedo daquela instituição fundamental à sociedade brasileira, idealizada na Constituição de 1988.
Os Servidores do MPU estão sendo vítimas da violência, do autoritarismo e da truculência, na tentativa de impedir que lutem por um bem que pertence a toda a Nação brasileira, o Ministério Público da União. Porém, para cada servidor empurrado, cada colega desrespeitado, cada trombeta silenciada, dezenas de outros virão para lutar, resistir e fazer ouvir a nossa voz. Cedo ou tarde os novos “generais”, vencidos, cederão e um Ministério Público da União forte e atuante se fará, com servidores, verdadeiramente, valorizados.
Estamos na luta!

11 comentários:

  1. Grande e corajoso texto. Nesse dia de alegria
    pois dia do servidor, comemoremos a data, embora a luta ingrata; com fervor. A dignidade ainda se faz presente, no defensor da sociedade, que quer, os ideais iluminados de outrora, tão presentes, liberdade e igualdade, e um pouco do quinhão que lhe é justo.
    Abraço JP

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que estava acontecendo isso, a meu ver super grave. E o programa Conteúdo Amazônia volta ou não?
    Bjus, Jô

    ResponderExcluir
  3. Casa de ferreiro espeto de pau, seria ironico se nao fosse tragico, Lamentavel. é que me deu um branco agora, mas, O MPU defende direitos de que mesmo?
    ass: Engavetador Geral da Republica.

    ResponderExcluir
  4. É bom escutar palavras de esperança. Precisamos delas. Principalmente, por estarmos tão abatidos pela decepção que nos causam os agentes políticos que deveriam ser ícones na defesa dos princípios constitucionais. Os fundamentos da Carta Magna foram vilipendiados pelos seus guardiões. Acham bonito causarem alvoroço na mídia em cinematográficas (satisf)ações, mas, sem esforço, se vê o quão estão distantes de serem dignos dos misteres que descansam em seus ombros, pois sequer são capazes de ver que a Instituição que lhes dá nome exige que ajam como tais.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo espaço. Realmente a sociedade precisa conhecer realmente como funcionam as "instituições de defesa democrática" no país.

    ResponderExcluir
  6. A PGR tem medo que aprendamos O QUE FAZER quando a greve NÃO funciona:

    - LIÇÕES NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -

    ResponderExcluir
  7. Eu deveria ficar supreso com esses acontecimentos? Não me surpreendo com amsi nada no país do faz de contas. Uma instituição (em minusculo mesmo) que tem como premissa defender os direitos fundamentais fazer o que tem feito é sinal de que Brasilia está mesmo falida e nada nem ninguem por lá é diferente das aberrações que temos presenciado ultimanente.

    Corrupção, cabides de empregos onde o nivel tecnico é o menos importante, reconduções a cargos de prestigio e poder por meras convicções politico partidarias, arrogancia dos dirigentes frente a classe trabalhadora são algumas das caracteristicas que podem definir aquele lugar que hoje abriga a capital federal.

    Sinto me envergonhado quando vejo um insituição ser nivelada por baixo com vem acontecendo com o MPU. Não mais presenciamos as pessoas honestas, trabalhadoras e pagadoras de impostos do nosso país depositando suas esperanças no "ministerio publico", defensor da sociedade. No papel, tudo é lindo, mas na pratica, nos deparamos com membros desprovidos da elevação espiritual necessária para cumprir seu papel diante da sociedade.

    Lamentavel...

    ResponderExcluir
  8. Estão dando muita moral para esse chefe da Segurança "Desastratégica" do MPF que de oficial da ditadura, hoje aposentado, presta-se aos serviços de cão de guarda do PGR e SG para não perder sua CC7, executando cegamente e sem o menor comedimento, as ordens que lhe são determinadas, ao verdadeiro estilo do lema do BOP, isto é, “Missão dada é missão cumprida !“

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Dino do Norte.. hahaha, muito bom...
    Estou lá e vivendo tudo isso. A descrença na administração é enorme e o Plenjamento Estratégico é uma piada.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente um bom líder não é característica de todos os lideres, muitos lideres são promovidos a líder, justamente pela falta de caráter, por corromper em nome do poder. E você esta sendo muito simpático ao dizer: o que temos visto nos últimos dias é teimosia, omissão, falta de comprometimento, apatia, truculência e covardia naqueles que deveriam, pela posição republicana que ocupam serem líderes da Nação. Isso vem acontecendo há décadas meu amigo.
    Ignorar o povo brasileiro, os direitos fundamentais dos servidores públicos, as necessidades básicas do povo brasileiro, é só o que se tem visto ao longo dos anos.
    Homenagear aqueles que são soldados da ignorância de seus generais, do desrespeito a voz da Democracia é uma boa estratégia de seus lideres. Assim como, intimidar, subjugar é uma boa forma de calar vozes que clamam por seus direitos. Que essa covardia mude!
    Que a arma do MPU seja voz dos servidores, e que possa troar fortemente como canhões para a liberação dos seus Direitos. Que todos os servidores se unam fortemente nessa luta.
    Males generais são derrubados pela sua própria ignorância.
    Boa sorte a todos!
    Solar

    ResponderExcluir