Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Orgulho de ser Rondônia

Imagem via Google/Imagens

O assunto da semana foram as declarações jocosas e nem um pouco educadas, em um vídeo, de um integrante do programa CQC, a respeito do povo de Rondônia. Logo se formaram duas trincheiras: de um lado os revoltados com a opinião, ou talvez brincadeira sem graça, da pessoa em questão; noutro os defensores da liberdade de expressão, ou manifestação artística que, creio e espero eu, mesmo sem concordar com o mérito das afirmações, não viram nelas motivo para uma tão forte reação.

Antes de tudo, permitam-me dizer que tenho como caros alguns argumentos lançados por ambos os “lados”, da mesma forma que rejeito outros presentes também em cada extremo da pendenga.

É verdade, em Rondônia tem gente feia, como também é verdade que existem pessoas lindas. Em todo canto é assim. Somos o resultado da autêntica miscigenação, um retrato, uma boa e qualificada amostra do que é a população brasileira. Inclusive, listo esta característica como uma das boas coisas que temos por aqui.

Da mesma forma, também sempre me filiei ao pensamento de Voltaire resumido na máxima: "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante seu direito de dizê-las."

Desta forma acabei optando por não entrar diretamente nessa celeuma. Uma, por ver abusos e razões em ambos os “lados” e, outra, porque não vou ficar fazendo propaganda gratuita pra quem quer se promover falando impropérios.

Porém, vi nesse episódio algo que, positivamente, chamou-me atenção. A par dos exageros, vi manifestar-se algo que sempre desejei ver por estas bandas: refiro-me ao sentimento de pertença, à valorização de Rondônia como algo nosso, algo que, sem escamotear os problemas, é capaz de nos despertar orgulho. Um sentimento belo por esta terra que é mãe “natural” de alguns e adotiva de muitos.

Sempre me chateou o fato daqueles aqui vivente, nascidos ou não, que, apesar de retirarem deste chão seu pão de cada dia, não se reconhecerem como parte deste Estado, alimentarem o sentimento de passageiros, beneficiando-se com o movimento, sem responsabilidade qualquer com os rumos; e não condutores, não como quem é co-responsável pela melhoria da vida nestas terras.

É preciso que a gente reconheça os valores, se envolva nas discussões, se interesse pelos problemas e ajude a construir soluções. Rondônia é uma terra que tem muito, muito mesmo pra melhorar, temos uma tradição política muito ruim, enfrentamos o enorme preconceito e ignorância que difundem mitos descabidos e destorcem a realidade de nossa terra por outras regiões do país. Mas, os vinte e nove anos deste Estado – especialmente se comparados com a secular história de outros rincões deste nosso Brasil -, a acolhida que o povo de Rondônia dá aos que aqui chegam de todas as partes, as oportunidades de crescimento, desenvolvimento e fatura pra quem quer e busca trabalhar, isto sem nada dizer das belezas naturais, são sim motivos de orgulho.

Ficarei imensamente feliz se o imbróglio em que se tornou a manifestação do, pelo menos agora baste, famoso apresentador de TV, resultar, ainda que minimamente, no efetivo despertar, naqueles muitos que ainda relutavam em admitir, do orgulho de ser Rondônia.

De qualquer forma, obrigado meu Deus, afinal: “Nosso céu é sempre azul” e nossa Gente muito linda!

13 comentários:

  1. \O/ Owwww! Adorei o texto! Parabéns!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo!!!Parabéns pelo texto!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu texto, apesar de que fiquei contra aos que se utilizaram desse episódio para da forma mais hipócrita possível se promover. Sou rondoniense de nascimento, feio, honesto, trabalhador e feliz por ter o prazer de morar aqui. Não preciso atacar ninguém pra me promover, pois faço isso com meu trabalho. Sigo admirando ainda o humor ácido do Rafinha Bastos e ainda o agradeço por ele ter despertado algum tipo de atitude por parte dos rondonienses, que só agora demonstram que tem respeito pela própria terra, já que quem trata a capital como uma lata de lixo, merece muitas críticas sim...

    ResponderExcluir
  4. Simplismente maravilhosooo e é fato! Nosso céu é sempre azul” e nossa Gente muito linda!

    Flávia Souza

    ResponderExcluir
  5. O que se esperar de um DVD que tem como título "A arte do insulto" ? Palavras de carinho e afeto? Isso resume tudo, ao meu ver, mas é bom mesmo q tenha se mobilizado nesse sentido, o orgulho de ser rondoniense precisou de levar um tapa na cara para despertar, amei sei texto, sensato e coerente.

    ResponderExcluir
  6. Às vezes exageramos ao querer que a arte seja o real, a arte nada mais é que uma aproximação, uma representação da chamada realidade. Por exemplo, quando Roberto Carlos canta: "Meu amor tudo em volta está deserto tudo certo,como 2 e 2 são 5" esta forma metafórica de pensar só é possível na arte, pois em matemática (ciência) é completamente inviável. Assim, avalio os “ardores patrióticos” expressos ultimamente sobre o trabalho do Rafinha Bastos como bobagens e excessos nacionalistas. Essa história de orgulho disso, orgulho daquilo na Alemanha deu no que deu: uma prática criminosa, totalitária chamada nazismo. E no mais, repudio toda forma de censura.
    Abraços, Josélia Neves

    ResponderExcluir
  7. Ser ou não ser, sempre vem à tona. As pessoas que mais contribuíram com a humanidade, com certeza, não se encquadravam nos padrões de beleza instituídos pela elite dominante.
    Vivi em Rondônia por 14 anos, lá nasceu a minha filha, por sinal linda...
    Rondônia é a mais linda colcha de retalhos que os artistas poderiam pintar. É formada por fragmentos de gente vindo de todos os Estados, segundo pesquisa do IBGE, é a maior diversidade por metro quadrado do país. Lamentavelmente ainda existe essa falta de cultura de algumas pessoas falarem mal do Estado que os acolhe. Antes de ser pernambucano, nordestino, do qual tenho imenso orgulho de ser, sou BRSILEIRO e amo esse país e todos os seus Estados membros e Territórios. O Brasil é formado de, principalmente, mulheres, lindas maravilhosas.
    Parabéns por defender o que de fato é dos brasileiros! Não vale a pena citar o nome da bactéria. Nem esse programinha eu assisto.

    Um abraço, Miguel

    ResponderExcluir
  8. Esse é um tipo de comentário besta de pessoas com poucas substâncias, que não tem nada a oferecer nem a si próprio muito menos aos outros. É um desrespeito ao povo de Rondônia, a esse Estado maravilhoso, com grandes histórias e belezas deslumbrantes e que muito promete. Pois é uma nação nova.
    É notório que esse indivíduo não sabe o que significa nação e não tem consciência da sua nacionalidade.
    E quanto a feio e bonito isso é relativo e depende muito de quem ver. Feio para a mim é a fome, a corrupção, a violência, o desemprego, o atendimento precário na saúde, o desmatamento, as baboseiras que as pessoas falam... Principalmente em troca de um humor barato e sem consistência. E pior ainda tem gente que segue um despropósito desses.
    Concordo com você Rondônia tem muito a melhorar, tem seus altos e baixos, uma política e uma Administração Pública ineficiente, assim como todos os Estados brasileiros não somos nem pior e nem melhor. O Brasil como um todo precisa melhorar, desabrochar para o que é ser cidadão participando e principalmente se manifestando para o que não aprova.
    Eu não aprovo esse tipo de conduta deplorável de um cidadão brasileiro, afinal de contas somos um só povo interligado e aprofundado em uma mesma história de lutas, conquistas, perdas, ganhos, desenvolvimento, crescimento... Cada Estado com suas histórias, com suas batalhas, com suas derrotas, com suas vitórias e com a esperança de um amanhã melhor.
    Declaro aqui o meu amor por Rondônia e o meu orgulho de ter filhos rondonienses e apesar de não ter nascido em Rondônia sou Rondônia de coração. Sou apaixonada por essa terra que piso todos os dias, que tiro o meu sustento e que me dar muitas alegrias.
    Devemos nos conscientizar que “A Ação da Cidadania foi o começo do fim da indiferença.”

    ResponderExcluir
  9. Acho que já deu de gente querendo se auto-promover, não é?


    Tantas outras coisas pra falar, como por exemplo, os políticos que roubam dos cofres públicos, ao invés de ficar se ofendendo com STAND UP!

    Ser feio, não é ofensa. Ser burro é!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Anderson,
    Parabéns pelo texto, você tem razão ao perceber que antes de tudo devemos exaltar o nosso amor e não se deixar levar por sentimentos menores.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar parabéns pelo texto. E discordo da Silmara acho que ninguém aqui teve a intenção de se auto-promover e defender as crianças da nossa terra é sim um assunto sério. E todo assunto relacionado à criança visa prioridade.
    Em Mt 18.1 diz: Quem é o maior no reino dos céus?
    Os profetas falavam do messias como uma criança: “um pequeno os guiará.” (Is 11.6)
    Portanto é uma celeuma importante.
    E segundo ela ser feio, não é ofensa. Ser burro é!
    Bem Silmara pergunta isso para uma criança e saberá a resposta. Com certeza ouvirá feio é você por que as crianças são sinceras. O fato é que tanto feio quanto burro é sim motivo de ofensa para uma criança ou você nunca foi criança?
    É horrível saber que crianças são abandonadas, jogadas no lixo, no rio...
    É horrível saber que crianças são escravizadas, violentadas, maltratadas.
    É horrível saber que existem muitas crianças em nosso país que passam fome, que não tem um atendimento digno na saúde, que não tem um teto para morar, que não tem uma boa educação...
    Ainda tem que serem alvo de motivo de piada. Se você Silmara acha isso pouco, infelizmente eu discordo de você e perco o meu tempo me ofendendo sim. Afinal um dia fui criança.
    Aqui está a minha arte de menina adulta. Reveja o seu conceito.
    As crianças de Rondônia diriam somos dignas de respeito, estamos profundamente magoadas.

    E quanto a políticos que roubam dos cofres públicos o Congresso está cheio é esse o seu assunto importante?

    Rita

    ResponderExcluir
  12. anônima

    adorei tudo que vc disse, assim demontra que ainda tem defesor da nossa terra maravilhosa pode existi pessoas feia,onde não existe,pode ser feia de aparencia mas lindas almas.

    ResponderExcluir