Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Realengo: Não há palavras...

Imagem via Google/Imagens

Onde vamos chegar?
Hoje amanheci atordoado, dores de cabeça, no corpo, garganta fechada. Não me sentia nada bem. Porém, ao observar brevemente o que passava na televisão, deparei-me com a mais recente tragédia brasileira, com um horror que se me fosse contado posteriormente, sem dúvida imaginaria que meus interlocutores, ao dizerem o que se passou no Rio de Janeiro, estariam enganados, afinal, barbaridades como aquela só tive notícia de acontecer nos EUA ou na Alemanha, sei lá! Bem longe daqui!
Mas não, a catástrofe que era narrada na tv, e que durante todo dia dominou todos os noticiários de todos os meios, aconteceu aqui, no nosso Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza, mais exatamente em Realengo (que até então só me remetia à canção de Gilberto Gil).
Minha cabeça fervilhou em pensamentos – Por quê? Como? É um pesadelo? Que mal terrível levaria alguém de 24 anos (acho) a entrar tranquilamente na escola em que estudou, cumprimentar alguns funcionários, professores, entrar em uma sala de aula e, pondo em prática um plano macabro, descarregar várias vezes uma pistola, atirando contra crianças, adolescentes, estudantes que estavam ali e não tinham a menor idéia dos conflitos e delírios que habitavam aquela mente doentia.
Foram pelo menos 11 destinos ceifados, além da vida do próprio louco que, talvez, por piedade de si mesmo, decidiu que não poderia morrer só, levaria uma multidão de anjos consigo.
Muito se especulou durante todo o dia sobre os supostos motivos. Vi em algum lugar que o monstro era portador do vírus HIV, e daí? Quantos milhões de pessoas também o são? Uns adquiriram por sua conta e risco ante seu modo de vida, mas tantos outros foram infectados em transfusões de sangue, partos ou em momento de puro amor verdadeiro. E nem por isto os vemos cometer tais atrocidades. Nada justifica aquela barbaridade!
Li, enojado, a carta em que descreveu como quer seu sepultamento e o que se faça com a casa em que morava. Aquelas palavras cheias de soberba e hipocrisia fizeram-me questionar o quão vil pode ser o tal bicho homem, fiquei imaginando quantos cometem as mais variadas barbaridades, violências, fraudes, etc. e buscam na suposta Fé justificar sua indignidade, fraqueza, orgulho e truculência.
Que Deus autorizaria aquele monstro a dizer-se seu seguidor, a escolher ser tocado apenas pelos “puros”? Que Deus aceitaria perdoar um verme que planeja e executa tantos inocentes e, antes, como uma espécie de salvo-conduto, pede perdão a Deus e diz que espera que Jesus em sua vinda o “desperte para vida eterna”?
Sou Cristão, e respeito todas as crenças e até mesmo quem não crê, mas aquilo que o monstro de Realengo espera que lhe passe a mão na cabeça não é Deus algum e sim o reflexo de sua própria indignidade, até pra admitir que tiraria sua vida e de muitos inocentes apenas por não ter coragem de enfrentar as dificuldades da vida.
A Fé não pode ser usada como escudo por aqueles que sequer como humanos podem ser reconhecidos.
Creio num mundo melhor, mais justo, mais livre. Creio acima de tudo que temos direito a escolhas, conscientes ou não, e, da mesma forma, creio que respondemos, cedo ou tarde, pelas escolhas que fazemos.
Aquele monstro fez suas escolhas e não soube viver nem morrer com elas, por ele não lamento. Entristece-me é saber que aquelas crianças e adolescentes brutalmente assassinados não tiveram escolhas.
Resta-nos talvez a lição, a todos, de que devemos estar atentos às nossas escolhas e também às daqueles que amamos.
No mais que Deus acolha aqueles “brasileirinhos”!

3 comentários:

  1. Muito triste e inacreditavel que isso esteja acontecendo no nosso Brasil, que alegre... bonito por natureza como já diz a música... é lamentável... e se eu disser por exemplo que tenho dó, tristeza por esse MONSTRO estou sendo hipócrita demaiiis e não gosto disso! Confesso meu coração pra esse tipo de coisa ele não vale de nada pois, sou mto realista e sei que só Deus mesmo pra perdoar... por isso Deus é Deus, pai e misericordioso e o unico capaz de perdoar tanta crueldade... concordo mto qdo você diz: Aquele monstro fez suas escolhas e não soube viver nem morrer com elas, por ele não lamento. Entristece-me é saber que aquelas crianças e adolescentes brutalmente assassinados não tiveram escolhas.
    Que Deus conforte essas famílias,e tenha em um bom lugar esse anjos que estavam ali buscando um futuro, para quem sabe ajudar esse mundo... muito triste com tudo isso...

    Parabéns pelo excelente desabafo.

    Um grande abraço, e cada vez mais e mais sucesso...

    Flávia Souza

    ResponderExcluir
  2. Lamentável o acontecido, o cara era jovem, tinha muito a viver, mas fez uma péssima escolha. Já não bastava ele querer suicidar-se. Então porque invadir uma escola cheia de pessoas inocentes. Morria sozinho, seria 1 "mostro" a menos!
    Agora essa familias irão precisar de muito apoio!

    Abraço..

    Epitácio

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente temos ainda que assistir essas desumanidades, e em nome de uma fé? Amor a Deus? Como assim??? A pessoas nem conhecia Deus, muito menos Jesus, porque se Os conhecesse, não cometeria esta atrocidade.
    Deus acolherá a todos, na medida de seu merecimento e também perdoará, se o arrependimento for sincero, mas fica para nós o exemplo do que pode se transformar um homem sem uma formação religiosa séria. E o quanto são perigosas essas pessoas que andam por aí brincando de Deus.

    ResponderExcluir