Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

90 segundos, 90 segundos... pare um pouquinho, se irrite um pouquinho... mais 90 segundos!

Imagem via Google/imagens

90 segundos, 90 segundos... pare um pouquinho, se irrite um pouquinho... mais 90 segundos!

Quem disse que a administração do Município de Porto Velho não faz nada? Que injustiça dizer que o prefeito Mauro Nazif e sua equipe estão paralisados!

Aceito dizer que estão devagar, quase parando... mas como quase faz muita diferença, neste caso, não aceito dizer que não fazem nada... Embora quase tudo que fazem seja, digamos, complicado de entender.

Sou um assíduo circulante de nossas ruas e avenidas, por várias razões.

Há algumas semanas queixei-me em nosso programa (Conteúdo Amazônia, TC Capital, canal 38) - talvez nossos 3 ou 4 telespectadores possam servir de testemunhas disso - do quão tem sido complicado deslocar-se por nossa cidade, em qualquer sentido, mas destaquei que no sentido norte-sul é ainda mais complicado do que no sentido leste-oeste.

Fazia referência à quase (olha ele aí de novo) inexistência de vias de circulação facilitada que façam a ligação no sentido norte-sul. São tão poucas que ousei citá-las: Jorge Teixeira – a mais extensa e melhor (não significa que seja bem) sinalizada, mas que possui enorme fluxo, inclusive de carretas; Rio Madeira – com semaforização mal planejada, cansativa, irritante e nada convidativa; Guaporé e Mamoré ambas localizadas já na Zona Leste da cidade e, por isto são menos utilizadas por que vai ou vem da zona sul para a norte - são igualmente mal semaforizadas, sem nenhuma sincronização. Apenas essas quatro ligam a BR 364 à zona norte da cidade.

As demais como Farquar (que vem da zona norte ao centro) e Campos Sales (que vai da zona Sul à região central) são curtas e não fazem a ligação completa.

Neste cenário desanimador, recebi uma boa dose de esperança quando li em alguns sites de notícias de nossa capital a manchete “Rua Rafael Vaz e Silva torna-se novo corredor urbano em Porto Velho”. Realmente achei a idéia interessante, afinal, trata-se de via larga com razoável extensão, que pode ajudar a desafogar a combalida Jorge Teixeira.

Não demorou muito, penso até que no mesmo dia, planejei minha rota que é variável, mas que tem, em regra, origem na rua Abunã e destino a zona Sul, para utilizar o “novo corredor urbano”, foi aí que a saga começou...

Não era ainda o terrível horário de “pico”, acredito que passava pouco das 16h, quando aproximei-me do primeiro semáforo e, ao avistá-lo, a primeira e desagradável surpresa: o temporizador avisava que seriam 90 segundos de espera... mas tudo bem, eu estava iniciando minha “estréia” no “novo corredor urbano de Porto Velho” e não seriam aqueles 90 segundos, o fator que estragaria aquela passagem. Quando a luz verde finalmente apareceu o temporizador para meu desalento (estava tentando manter a calma) marcava relâmpagos 19 segundos. Resultado? Pouquíssimos carros lograram êxito em transpor a mais nova barreira na via e logo mais 90 segundo passaram a ser contados.

Depois de mais uma quase imperceptível aparição da luz verde, como ainda eram poucos veículos na via graças ao horário, consegui passar pelo cruzamento da Pinheiro Machado, porém, ainda que tão vitória pudesse ser motivo de comemoração pela dificuldade superada, meu coração de motorista com hora pra chegar no próximo compromisso (e olhe que sempre saio com boa antecedência para evitar transtornos) já doía, pois à frente avistei novo temporizador que avisava que a espera agora seria de, pelo menos 75 segundos... Como no cruzamento anterior, também na Carlos Gomes a luz verdade dava o ar de sua graça por não mais que imperceptíveis 19 segundo e, portanto, foi necessária outra parada e espera pro 75 segundo antes de fazer o cruzamento daquela via. Passei sem maiores problemas pela Dom Pedro II, e já com o sangue ligeiramente quente (sou uma pessoa tranqüila) deparei-me com mais 90 segundos de luz vermelha, 19 segundos de luz verde e outros 90 segundos de luz vermelha para, finalmente(!), seguir meu caminho até a Nações Unidas pelo maravilhoso “novo corredor urbano de Porto Velho”.

Se você que é um dos 5 ou 6 leitores que prestigiam este calmíssimo escriba, aceite uma dica, pelo seu bem... Se for usar o “novo corredor urbano de Porto Velho” tome antes uma boa dose de rivotril e torça, como eu continuo torcendo até pelo Genus, que um dia se faça política séria e planejamento eficiente do tráfego em Porto Velho.

Por que trafegar pelo “novo corredor urbano de Porto Velho” só cantando: 90 segundos, 90 segundos... pare um pouquinho, se irrite um pouquinho... mais 90 segundos!

Anderson Machado

Um comentário:

  1. A verdade é que em porto velho engenheiros de trânsito que sejam realmente Habilitados para a função estão em falta e o/os que se tem não fazem o serviço de acordo com as exigências da cidade!
    e ainda temos a falta de cobrança por parte dos vereadores e do próprio povo. enfim, acumulo de IRREGULARIDADES!

    ResponderExcluir