Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Salve, Salve Porto Velho!

Imagem via Google/Imagens



Costumo rivalizar com amigos do Nordeste e do Sul do país a respeito do mais belo pôr-do-sol do Brasil. Amigos da Paraíba - e de tantos outros lugares que conhecem aquelas terras, costumam dizer que não há despedida de dia mais emocionante que o pôr-do-sol na praia do Jacaré, ao som do Bolero de Ravel e tudo mais. Os colegas do Rio Grande do Sul respondem exaltando o entardecer às margens do (rio) Guaíba – um espetáculo de cores na metrópole gaúcha.  De minha parte, não dou o braço a torcer, não existe neste país  pôr-do-sol mais lindo que aquele visto lá dos mirantes do (rio) Madeira – um momento lindo, obra-prima da natureza que, num momento de raríssima beleza, colore o límpido céu azul de Porto Velho e, de tanta vaidade, usa as águas do Madeira para refletir – e ampliar – o espetáculo.

Já deu pra notar o orgulho que tenho desta terra querida onde o Eterno Pai escolheu para eu nascer. Mas não é só o pôr-do-sol do Madeira que me infla o peito quando falo de Porto Velho, “pense” numa terra boa! Não que eu ignore os problemas que existem, sim é verdade, precisa melhorar muito em muitas coisas, mas, esta adolescente de 97 anos, está mudando, seu corpo reflete a transição entre a infância acanhada, embora marcante, para um futuro de pujança e liderança, não só no Estado de Rondônia, mas no cenário nacional e mundial, vamos ao pacífico!

São 54.016 km2, mais de duas vezes o tamanho do Estado de Sergipe, só pra se ter uma idéia da imensidão, onde tem de tudo, floresta rica, agricultura, pecuária (nossa carne é uma delícia!), água, muita água, não temos o mar mas Deus caprichou nos balneários, nosso rio Madeira, que jamais será domado, produz energia e é um maravilhoso caminho navegável, transportando nosso povo, riquezas e alimento pra toda parte (não é? Manaus! rsrs). Porto Velho tem história, Madeira-Mamoré, ciclos da borracha, do Ouro, da Energia... Porém, é mais que isto, Porto Velho tem 435.732 habitantes (IBGE/2011), gente da melhor qualidade, em regra; uns nascidos neste chão, com raízes mestiças e coração generoso. Gente que acolhe quem chega de sorriso no rosto e braços abertos. Outros tantos vindos de todos os rincões, em busca de oportunidades, emprego, estudo, vida! Porto Velho a todos acolhe, dá-se sem pudor, nem sempre recebe o reconhecimento devido, mas não se ressente, sempre oferece o bom caminho a quem precisa. Aqui a vida pulsa no comércio, nas usinas, nas faculdades, nos bares, em todo lugar.

Nesta terra tem trabalho, tem cultura, tem diversão. Porto Velho, cosmopolita por sua própria natureza, cresce, sofre, insiste, tem um pouquinho de cada canto do Brasil e quer ser a casa de todas as pessoas de bem. É dever nosso, portovelhenses por nascimento, opção ou necessidade, retribuirmos com amor, respeito e cidadania.

Salve Porto Velho, 24 de fevereiro de 2012, 97 anos de instalação!

2 comentários:

  1. Salve! Excelente homenagem a belíssima cidade de Porto Velho, que tem uma história grandessíssima. Cidade de todos, que abraça a todos com imenso carinho e respeito. Rondônia de características marcantes, de crescimento constante, de brio azul, de um céu reluzente que emana ternura e um profundo amor.
    Mudanças políticas eu desejo a essa cidade que tanto me canta e encanta.
    Solar

    ResponderExcluir
  2. Anderson, este artigo homenageando Porto Velho é uma verdadeira poesia, de tão belo. Não conheço Porto Velho, mas confesso que fiquei com muita vontade de dar uma chegadinha aí. Parabéns, Anderson! Parabéns, Porto Velho!
    Albanise (diretamente de Recife).

    ResponderExcluir