Seguidores

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Propósitos 2012


Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...
(Epitáfio – Titãs)
 Imagem via Google/Imagens


Escolhi esses versos pra anunciar os propósitos para 2012. Não foi uma escolha fácil porque poderia ter colocado cada uma das linhas poéticas que compõem aquela lição de vida em forma de música.

Epitáfio tem um segredo, a sutileza daquele poeta (Sérgio Brito – Titãs) nos convida a refletir. Epitáfio é um lamento, porque naquele instante não há mais o que possa ser feito, o instante definitivo chegara e a partir daí, não há mais o que fazer. A tristeza por não ter vivido, nos convoca à vida.

Para nós que estamos começando mais um ano, a vida se abre, as oportunidades mais uma vez nos convidam à plenitude do viver. A magia do único momento que realmente nos pertence, o presente, está em nossas mãos e justamente porque ainda temos este magnífico poder é que podemos, diria mais, devemos, transformar aquilo que seria um lamento em propósito, em compromisso, realidade.

É por isto que em 2012, e por todos os anos do por vir, quero amar mais, chorar todas as lágrimas que a emoção fizer brotar. Vou valorizar cada amanhecer como mais uma oportunidade de ser feliz, arriscarei buscar toda a felicidade que me for oferecida, não deixarei nada pra fazer amanhã, não adiarei os sonhos, não sacrificarei a felicidade. Verei em cada pessoa um tesouro precioso, com suas qualidades e defeitos, que certamente são menores que os meus.

O ano novo será o ano do fim das complicações, porque eu mesmo deixarei de complicar aquilo que a vida, por conta própria, torna simples. Trabalharei pra viver e não mais viverei pra trabalhar. Amarei muito, em cada milésimo de segundo, como se fosse a última oportunidade de sentir o mais completo dos sentimentos.
Em 2012 viverei plenamente, cada momento, cada alegria, cada tristeza. Um minuto após o outro, aceitando que só aquele instante me pertence, darei a cada instante desta vida a intensidade de toda a vida.

Ei, você que me lê, é você mesmo, convite feito: Vivamos pois!

Seja bem vindo 2012! O primeiro ano do resto de nossas vidas!

5 comentários:

  1. Um dia li a seguinte frase:
    “Às vezes se fala muito e faz pouco, às vezes você prega demais e vive de menos.”
    Pura verdade! E o nosso ser lamenta a nossa falta de coragem, a nossa falta de atitude em seguir em frente com os propósitos que queremos. Que é Ser feliz!
    Refletir sobre a vida é ter uma visão retrospectiva que compõem um quadro de experiências vividas, nem sempre bela, e nem sempre com uma história de início marcante. No entanto seguimos com essa história, cada qual com suas razões... Nem sempre temos êxito em todos os aspectos da vida. Porém quando se tem certeza da infelicidade interior, gera inquietação, tristeza, mas pode-se recomeçar para alcançar o êxito, os propósitos de vida.
    Espero que esteja convicto dos seus propósitos para 2012, por que a vida de cada ser humano é uma história que se renova a cada momento, nas variações em torno de si mesmas. Às vezes temos que ceder a determinadas coisas, às vezes temos que esquecer outras... No final temos sempre que escolher.
    Solar

    ResponderExcluir
  2. Como complicar menos, num mundo tão embrutecido e embrutecedor, que estimula os projetos mesmice o tempo todo? Me desculpe aí o poeta dos Titãs, mas tou mais pra Che Guevara, no máximo, "endurecer sem perder (muito) a ternura!"
    Bjus, Jô

    ResponderExcluir
  3. E eu para Belchior "Amar e mudar as coisas me interessa mais"
    beijos muitos, Ivonete

    ResponderExcluir
  4. Viver o hoje, chorar, sorrir, gritar ao vento, amar loucamente, se molhar na chuva, ligar para um amigo, abraçar seus pais, fazer o que você quiser fazer hoje mas sem medo de ser feliz.

    A alegria virá e estará estampada no seu rosto, mas em forma de números, gestos, tons, sons magníficos, pessoas felizes e satisfeitas com certeza são mais produtivas.

    Ja dividi este texto com muitos e desejo Boa sorte, e nada de medo neste ano e que venha a energia da luta e da coragem!
    Acompanhe tambem o meu blog: http://nao-me-siga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo ao início de cada ano agradecer a Deus pelo ano anterior e escrever uma lista de propósitos para o ano que se inicia. Propósitos não só materiais. É tão bom ao final do ano rever a lista e constatar que todos ou grande parte foram atingidos.

    ResponderExcluir