Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NÃO TÁ MORTO QUEM PELEA!


Imagem via Google/Imagens 


Não é fácil, lutar, superar dificuldades de toda ordem, doar-se por um bem coletivo e ser combatido com trapaça, covardia, hipocrisia e mentira.
Desde a primeira quinzena de setembro, muitos servidores do MPU, muitos mesmo, tem dedicado suas forças para construir, dentro do Congresso Nacional, o apoio político necessário para viabilizar a aprovação do PL nº 2199/2011. Foram centenas de reuniões, tantos degraus subidos e descidos que seria possível subir à altura do Monte Everest e descer, quilômetros de papel distribuídos aos parlamentares, faixas, cartazes, camisetas, adesivos carregados cotidianamente pelos corredores do Parlamento, sempre com a mensagem principal “MPU é 2199/2011”. Mensagem esta que, de tão difundida, hoje é amplamente conhecida no Congresso Nacional.  A batalha está em curso, mas esta vitória, a visibilidade do PL 2199/2011, é inegável.
Mas esta notoriedade tem seus percalços, uns até naturais, outros, nem tanto...
Um aspecto negativo talvez seja o despertar da ira daqueles que colocam seus interesses pessoais à frente das decisões da categoria, que pensam, apenas, no próprio umbigo e preferem ver a categoria toda condenada ao reajuste zero, a ver colegas que desempenham as mesmas atribuições serem remunerados de forma justa; que defendem seu status de privilegiados em detrimento da adoção de uma remuneração digna para todos.
Essa ira foi testemunhada, mostrou sua face, especialmente entre os dias 06 e 07/12, últimos, quando o Parlamento testemunhou um grupo que, se muito, chegou a 7 pessoas arvorar-se representativo dos servidores do MPU e, em vez de trabalhar a favor das propostas que defendem, expressadas pelo moribundo PL 6697/2009, dedicaram-se a achincalhar o trabalho, liderado pelo Sinasempu e realizado por tantos servidores, distribuindo mentiras, gritando, agredindo, difamando, sempre na tentativa de prejudicar o andamento do PL 2199/2011.
Os prejuízo por eles desejados à imensa maioria dos servidores do MPU não foram tão expressivos graças a uma outra conseqüência da notoriedade do PL 2199/2011, qual seja, a imensa maioria dos deputados conhece suficientemente a proposta pra entendê-la justa, coerente e desejada de forma majoritária pela categoria. Por isto, somado à pressão exercida pela verdadeira maioria da categoria, representada por centenas de servidores presentes, apesar de o ardil daquele minúsculo grupo de servidores ter ajudado o Governo a protelar por mais uma semana a aprovação do PL 2199/2011, mais um passo positivo foi dado, arrancou-se um acordo de votação para a próxima quarta-feira, com o compromisso do Governo de não tentar nenhuma manobra protelatória e, da comissão, de votar independentemente da vontade do Governo. É promessa de vitória em mais uma etapa, mas a guerra continua.
Falta garantir o orçamento também, por exemplo.
Todos os líderes procurados têm destacado a fundamentalidade de um maior envolvimento do Procurador Geral nas negociações com o Governo Federal, todos têm dito que só uma atuação contundente do chefe do MPU, tem o poder de arrancar do Governo o aval para que o subserviente Congresso Nacional aprove o PL 2199/2011.
E esse alerta, que nem de longe é para nós uma novidade, precisa ser ouvido por mais colegas, não é possível que a responsabilidade de pressionar o PGR com a greve recaia exclusivamente sobre os colegas do Maranhão e do MPDFT que já estão em greve a mais de 30 dias.
Todos nós servidores do MPU em todo o Brasil precisamos mostrar que não estamos mortos, que estamos sim peleando e, neste momento, pelear é pressionar o Procurador Geral da República, é fazer greve é dizer que não é mais possível trabalhar sem que haja o devido reconhecimento, sem que haja a necessária valorização.
O ano está terminando, mas ainda há força pra lutar. Não há vitória sem luta, é preciso pelear!

5 comentários:

  1. "Todos os líderes procurados têm destacado ...um maior envolvimento do Procurador Geral nas negociações com o Governo Federal"

    Quem sabe se alguem faz um texto bacana e cada um manda um email ao PGR, pedindo esse engajamento ? Talvéz até pedindo o seu comparecimento pessoal na comissão (até para mostrar que não é tão gordinho assim) ??

    ResponderExcluir
  2. A liberdade do cara termina onde começa a liberdade de outrem, então, esse pessoal da ASMPF tem que ser responsabilizado pela atitude cometida. Não podem, a seu bel prazer, interferir numa decisão maior, de uma categoria que escolheu tal e qual modelo remuneratório. Eles tem que ser considerados pessoas não gratas no MPU. A democracia pressupõe a vontade da maioria. Assim, o perdedor tem que se render à vontade do grupo, em prol do grupo, e não em prol de penduricalhos...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto meu amigo. Rumo à vitória amanhã na CTASP, estarei lá de coração e a partir das 10 horas de olhos grudados na TV Câmara!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Anderson, pela batanha travada diariamente. Acompaho as ações do SINASEMPU pelo site, ainda não sendo servidor, mas com a esperança de um dia sê-lo! Passei em primeiro lugar para Analista de Orçamento no Ceará, mas não fui nomeado e, sinceramente, nem sei se serei! Entretanto, torço pela conquista de vocês.
    Atenciosamente, Daniel de Holanda Gonçalves.

    ResponderExcluir